Cães do Corpo de Bombeiros de MS auxiliarão no resgate de vítimas em Petrópolis-RJ

Cães de resgate do CBMMS
Foto: Divulgação/CBMMS

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) encaminhará nesta quarta-feira (23) dois cães de resgate junto aos seus condutores, para auxiliarem na busca por vítimas das enchentes e deslizamentos que ocorreram na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Desde a última terça-feira (15), o município de Petrópolis, região serrana do RJ, tem sido fortemente impactado pelas chuvas que ocasionaram deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade.

Inicialmente serão encaminhados ao local a pastora belga malinios, Mali, conduzida pelo Aluno Sargento Medeiros, e a labradora Cindy que faz binômio com o Sargento Luciclei e já participou de resgates em outros estados do país. De acordo com o CBMMS, os bombeiros militares condutores e os cães irão até Petrópolis em duas aeronaves do Corpo de Bombeiro.

Em 2019, os cães do CBMMS, Duke e Cindy, foram enviados para Brumadinho em Minas Gerais, para auxiliar nas buscas por vítimas após a tragédia do rompimento da barragem no local. “Foram enviados dois cães, tive a satisfação de participar dessa missão que nos dedicamos por cerca de 30 dias, e ajudamos a localizar os corpos de duas vítimas”, ressaltou o Major do CBMMS, Fábio Pereira de Lima.

Conforme o Major Fábio, o apoio dos cães é essencial pois viabiliza as buscas por vítimas. “Essa parceria com os cães, denominada binômio, que é a união entre o cão de resgate e o Bombeiro Militar, ela consegue fazer muita diferença numa atividade de busca, pois um cão na atividade de busca por uma pessoa perdida, consegue substituir de 20 a 30 bombeiros militares devido a sua capacidade olfativa que vai muito além que a do ser humano”, destacou.

(Com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *