Após a propagação da doença em diversos países, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul começou a se preparar para atender vítimas do 2019-nCov, conhecido pelo coronavírus. A corporação ganhou reforço com kits de proteção para os militares, sobretudo, para que possam atender de forma correta os casos suspeitos da doença no Estado.
Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Amaral, todas as viaturas de resgate já estão equipadas com os kits. “Eles são padronizados pelo Ministério da Saúde. Neles há jaleco, máscaras, luvas e óculos de proteção. Nos casos suspeitos e que necessitar de atendimento, os militares poderão se equipar, colocando-os por cima da farda. Desta forma conseguimos prevenir nossas equipes de emergência e garantir o atendimento à vítima” afirmou.
Além disso, o Corpo de Bombeiros também baixou normas em que faz recomendações de segurança aos militares para atendimento de eventuais casos. A orientação é que a guarnição tome medidas de precaução padrão, evitando assim, contato direto com o paciente, bem como com secreções e gotículas. A pessoa que for atendida também precisará usar máscara cirúrgica e luvas.
(Texto: Karine Alencar com informações da Assessoria)