O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) em parceria com Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra Relação de Consumo) e a IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizou uma ação de fiscalização, no qual autuaram o Alemão Conveniências, localizada na região central de Campo Grande. A ação apreendeu produtos irregulares, vencidos e com embalagens violadas.
A fiscalização chegou até a loja após denúncias feitas por consumidores, que relataram as irregularidades na conveniência. Nas prateleiras foram encontrados produtos impróprios para consumo e que não apresentavam selo com a devida especificação de inspeção SIM, SIE ou SIF (Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal). Com isso, foram apreendidos cerca de 243 quilos de queijo artesanal entre peças e fatiados, 25 quilos de queijo Minas, 20 quilos e meio de queijo fresco e mais nove quilos de requeijão que também não apresentavam o selo com especificação de inspeção. Saquinhos de leite também foram encontrados e junto com os demais produtos, todos estavam armazenados de maneira incorreta, fora da temperatura adequada.
Durante a ação, os agentes ainda encontraram pães e bolos vencidos nas prateleiras, além das embalagens violadas de frango, calabresa, queijos, doces e refrigerantes. As verduras vendidas no local também aparentavam estar deteriorados. Outros itens como massas de pateis, peçasde queijos, potes de nata, manteiga, biscoitos, bacon e peito de frango sem etiquetas adequadas informando o prazo de validade dos alimentos.
Todos os itens sem condições de consumo foram recolhidos pelos agentes da Iagro e serão descartados da maneira correta.
(Texto: Graziella Almeida)