A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras responsáveis por prestar os serviços de telefonia, internet e TV por assinatura estabeleceram um acordo público na última sexta-feira (20). Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Anatel, a Sinditelebrasil, Abrint, NeoTV, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo-Telefônica e TIM se mobilizaram para adotar novas medidas que mantenham a normalidade dos serviços.
Dentre as novas providências, a Anatel irá manter um grupo de gestão de riscos e acompanhamento do desempenho das redes de telecomunicações, além disso avaliações das condições de tráfego e capacidade das redes devem ocorrer nesse período. Devido à isso, quedas de conexão ou conexão lenta serão comuns.
Entre outros pontos, também foi acordado que o atendimento será prioritário aos estabelecimentos de saúde e de utilidade pública. Clientes pré-pago terão acesso a todos os meios (aplicativos e recargas online) para fazer a recarga da franquia de dados e chamadas. Outra medida firmada entre a Anatel e as teles é o pagamento das contas online.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da Selectra Brasil)