Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

Carregadores
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em busca de uma possível padronização dos carregadores de celular, a Anatel vai realizar uma consulta pública para definir requisitos técnicos da população. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.

O modelo escolhido foi o padrão USB tipo C. Ele foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

Padronização na União Europeia

Tanto a Apple, como outros fabricantes, serão serão obrigados a suportar USB-C como parte de um único padrão de carregamento para dispositivos móveis em toda a União Europeia até o outono de 2024. A nova lei foi anunciada nesta terça-feira (7) por funcionários da UE.

A legislação visa reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “confusão de cabos”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.

De acordo com comunicado, “telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por meio de um cabo com fio terão que ser equipados com USB-C, independentemente de sua fabricação”.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *