No Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem (7), a Águas Guariroba celebra os avanços e resultados no saneamento de Campo Grande, destacando a importância do acesso ao saneamento e a qualidade em saúde para a população. Em 2022, de acordo com o Ranking Nacional de Saneamento pelo Instituto Trata Brasil, Campo Grande ocupa a 28ª posição em qualidade de serviços de saneamento. Um avanço de cinco posições em comparação a 2021. O índice reflete os resultados dos investimentos da concessionária voltados ao saneamento e os reflexos na saúde da população.
De acordo com a auditora de Vigilância Sanitária de Campo Grande, Mônica Tischer, a qualidade da água e o acesso a esgoto tratado impactam diretamente na saúde da população. Para a técnica em saúde, além do investimento ao acesso aos serviços, a conscientização sobre o uso correto de água e esgoto pela população é essencial.
“O acesso correto ao saneamento é um fator importante para a população. Esgoto é fundamental, mas o uso incorreto, o uso de fossas, pode impactar diretamente na transmissão de doenças, além do risco de contaminação dos lençóis freáticos. O acesso a água não é diferente. Campo Grande possui uma excelente qualidade de água, e os trabalhos de monitoramento da concessionária e da Vigilância Sanitária avançam em paralelo às ações de conscientização e informação sobre o acesso correto à rede de água e esgoto”, destaca Mônica.
A Águas Guariroba também vem realizando um cronograma de obras para a implantação de 80 mil metros de rede de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. As novas redes de esgoto seguem o cronograma das obras do PAC do município para as regiões dos bairros Nova Campo Grande, Aero Rancho, Parque Dallas, Vilas Boas, Jardim Seminário e Rita Vieira. A ação amplia o acesso da população a rede coletora de esgoto da capital que chega hoje a mais de 80%.
Nas ações análise laboratorial, a Águas Guariroba conta com um rigoroso monitoramento da qualidade através de um laboratório na Estação de Tratamento de Água – ETA Guariroba. No laboratório, são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 2.041 amostras de água bruta (poços e represas) e 108.190 amostras de água tratada.
O laboratório da empresa desde 2016 tem seus processos acreditados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro). Semestralmente a análise das águas brutas é realizada por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.
Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/ . Anualmente todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.