Agraer anuncia apoio à Agricultura Familiar nesta sexta-feira

Agricultura Familiar
Divulgação/PGMS

Nesta sexta-feira (15), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) anunciou o seguimento à política de apoio à Agricultura Familiar, no intuito de beneficiar mais de 70,7 mil famílias em Mato Grosso do Sul. 

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) contém 476 profissionais capacitados da assistência técnica com 79 agências municipais e oito regionais, além de dois postos avançados Cepaer e Cecaf (centro de pesquisa e de comercialização) para o auxílio desses agricultores.

As melhorias estão na entrega de maquinários, a criação das centrais de abastecimento, o auxílio na organização de cooperativas e associações para todos os municípios sul-mato-grossenses. As ações de reforço na assistência técnica, a recuperação de estradas municipais e o empenho para regularização de títulos de terras consolidam a política de desenvolvimento da Agricultura Familiar.

“Conforme nos recomendou o governador Reinaldo Azambuja, implementamos uma política de modernização da agricultura familiar a fim de valorizar e promover a fixação do homem no campo, oferecendo condições para a melhoria da produção e da competitividade de assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Através do PAA (Programas de Aquisição de Alimentos), agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos: os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.

“O Governo do Estado tem atuado em todas as frentes para atender o produtor da agricultura familiar. Ele recebe assistência em todas as pontas, orientando tecnicamente, melhorando o acesso ao crédito, as compras públicas, os equipamentos, fechando as cadeias necessárias para o crescimento do setor”, afirma o secretário Jaime Verruck. (Com Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *