Agendamento da biometria esgota e 30 mil títulos devem ser cancelados

A antecipação do prazo final para biometria pode reduzir em mais de 30 mil o número de eleitores em Dourados. Como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o Cartório Eleitoral restringiu os atendimentos para casos agendados previamente via internet.

Na terça-feira (17), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) estabeleceu que sexta-feira (20) é o último dia para o eleitor comparecer à revisão em Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Itaporã, e Paraíso das Águas.

Segundo Rosimeire Colhado, chefe do Cartório Eleitoral de Dourados, o trabalho iniciado em 5 de agosto de 2018 tinha como meta fazer a biometria de 124.978 eleitores, 80% do eleitorado total, de 156.222. Até esta quarta-feira (18), 121.071 foram atendidos, 77,50%, e 35.151 ainda precisavam fazer a biometria.

A expectativa era superar a meta, com uma média de 1 mil atendimentos diários, mas houve redução para 600 por causa da precaução com o Covid-19.

“Vai ficar muito eleitor sem ser atendido porque esgotou as vagas de agendamento”, explicou ao Dourados News nesta manhã.

No entanto, ela pede que as pessoas mantenham a calma e evitem comparecer sem agendamento, para evitar aglomerações. “O eleitor que não conseguir agendar e comparecer até o dia 20 terá o título cancelado, mas terá prioridade de atendimento se reabrir o prazo antes do cadastro fechar no Brasil, em 6 de maio”, informou.

Para atender com segurança os eleitores que conseguiram agendar previamente, o Cartório Eleitoral de Dourados implementou medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19), que tem seis casos confirmados em Mato Grosso do Sul.

“Distanciamos os guichês e todas as portas estão abertas. Entram cinco eleitores por vez e higienizam as mãos antes e depois do atendimento”, detalhou Rosimeire.

(Texto: Dourados News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *