As famílias da Aldeia Indígena Água Bonita, em Campo Grande, estão sendo beneficiadas com o Projeto Técnico Social, que é desenvolvido pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).
Cursos de geração de renda, palestras, oficinas infantis e ação social com atendimento médico foram um dos serviços já prestados à comunidade.
Para a coordenadora do Projeto, Maria Adriana Santos Oliveira, “além da construção de casas está sendo feito um trabalho paralelo na questão social”.
Esta semana, a comunidade recebeu o novo conselho de segurança indígena composta por membros da aldeia. A ideia surgiu através do trabalho social em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Além disso, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), a Agência está realizando a construção de 79 unidades habitacionais. A construção é uma parceria entre prefeitura, Governo do Estado e governo Federal que irá garantir moradia digna.
As casas estão sendo construídas por parte dos beneficiários, que se profissionalizaram em cursos da construção civil oferecidos pela Fundação Social de Trabalho de Campo Grande (Funsat). Além da casa em alvenaria, eles recebem por mês um salário mínimo, cesta básica e alimentação.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)