A premiação de Destaques do Ano contemplou o casal Adriana e Lúcio Sunakozawa e as medalhas foram entregues na sede do jornal O Estado, nesta quinta-feira (9). Atuação solo e conjunta dos homenageados está transformando em melhorias na cidade.
Lúcio é advogado e coordenador de um grupo de pesquisa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que analisa os impactos socioambientais da Rota de Integração Latino Americana. O estudo visa avaliar, inclusive, como as comunidades que vivem ao longo da rota vão se adaptar com o fluxo de estrangeiros.
Já Adriana é psicóloga e tem forte atuação para atender mulheres vítimas de violência doméstica. Ela já trabalhou na secretária da Mulher da Capital e na Casa da Mulher Brasileira. Ela ainda planeja um projeto de atendimento psicoterapêutico para vítimas de violência doméstica na Casa da Mulher. O casal recebeu a homenagem das mãos da comunicadora Marinalva Pereira.
O advogado se disse agradecido por receber a medalha de Destaque do Ano. “É gratificante receber o reconhecimento. Eu atribuo isso aos colegas de trabalho, da nossa equipe, da família, dos amigos. É um reconhecimento da sociedade, então é um reconhecimento para eles também”, contou. Sunakozawa elogiou o fato da homenagem ser democrática, elegendo pessoas de vários setores sociais.
O sentimento é compartilhado pela esposa, que agradeceu o reconhecimento da pauta que ela defende: o atendimento de psicoterapia para as vítimas de violência doméstica, que não parou nem com a pandemia, por meio das palestras on-line. “Fico grata, lisonjeada pelo reconhecimento. Só confirma que o nosso trabalho não está sendo em vão”, afirmou.