Nos dias 14 a 17 de novembro de novembro acontece o 15º Festival América do Sul Pantanal (FASP) , em Corumbá. Após a festa do São João do Carnaval, o festival é um dos eventos mais esperados na região.
Com música, literatura, oficina, teatro e dança o evento conta nesta edição com 50 atrações nacionais e internacionais. Dentre as presenças confirmadas estão o grupo de cururueiros (mestres que tocam viola de cocho), membros de escolas de samba e a Miss Terra MS, Jéssica Barbosa.
Em relação ao festival o reconhecimento da identidade pantaneira, além de suas tradições e diversidades são fatores importantes para as festividades.
“Tentamos reunir o que há de melhor em nosso Estado e nos países da fronteira, Bolívia, Paraguai e Argentina”, comenta a Diretora-Presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro.
Homenagens
Nesta edição serão homenageados o escritor corumbaense, Hélio Serejo (in memorian), o cantor e compositor Paulo Simões, um dos responsáveis pela música “Trem do Pantanal”, e o artista plástico Edson Castro. Também irá ocorrer uma homenagem a religiosidade do povo corumbaense através da curandeira Cacilda.
A FASP deve movimentar neste ano pelo menos R$ 18 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, conforme cálculo do governador Reinaldo Azambuja.
(Jéssica Vitória com informações do Portal MS)