Frente fria traz chuvas e queda de temperatura a partir de domingo
O sol e o calor intenso devem continuar predominando em Mato Grosso do Sul, com baixa umidade relativa do ar, alertou o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A combinação de altas temperaturas e ar seco eleva o risco de incêndios florestais no Estado.
A partir de domingo (21), uma frente fria avança sobre a região, alterando o cenário meteorológico e trazendo chuvas, tempestades e queda acentuada nas temperaturas. O domingo começa com sol e calor, mas entre a tarde e a noite, a frente fria provoca aumento da nebulosidade, chuvas e tempestades.
Entre o final do domingo e ao longo da segunda-feira, há risco de temporais com chuvas intensas, rajadas de vento fortes, descargas elétricas (raios) e, de forma localizada, queda de granizo. O fenômeno é resultado da combinação entre a frente fria, o transporte de ar quente e úmido da região Norte, além da atuação de cavados e uma área de baixa pressão que reforça as instabilidades.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, principalmente no centro-sul do Estado. Com a chegada da massa de ar frio, as temperaturas devem cair de forma acentuada a partir de segunda-feira (22).
Fique atento aos alertas da Defesa Civil e serviços meteorológicos, evite áreas de risco durante tempestades e não se abrigue sob árvores, mantenha-se informado sobre as condições do tempo e programe-se para possíveis transtornos.
A população deve se preparar para a mudança brusca de temperatura e a possibilidade de eventos meteorológicos severos ao longo do fim de semana.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram