Capital registra chuvas e ventania nesta sexta e Inmet emite alertas de tempestade em MS

Foto: Allan Gabriel
Foto: Allan Gabriel

Campo Grande enfrenta ventos fortes e chuva em algumas regiões nesta sexta-feira, enquanto alerta do instituto atinge todo o Estado

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta sexta-feira (17) dois avisos meteorológicos para Mato Grosso do Sul: um de perigo potencial, válido para praticamente todo o Estado, e outro de tempestade, que atinge principalmente a região sudoeste.

De acordo com o primeiro alerta, que começou às 10h25, há previsão de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo. O risco inclui cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos e alagamentos leves. O Inmet recomenda evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de limitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O segundo alerta, de perigo de tempestade, com início às 14h, aponta chuvas mais intensas, de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, os riscos aumentam, incluindo danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de seguir as orientações da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).

Em Campo Grande, que está na área de influência de ambos os alertas, algumas regiões da cidade registraram chuva no início da tarde. Ventos fortes atingiram toda a Capital, ajudando a aliviar as altas temperaturas dos últimos dias. No momento, o céu permanece nublado, mantendo a sensação de um dia mais ameno.

A população deve permanecer atenta às mudanças climáticas e seguir as orientações de segurança das autoridades, especialmente durante as rajadas de vento e períodos de chuva intensa.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *