Bairro está em ritmo acelerado de crescimento e aumento no fluxo de carros é previsto na região
Com um investimento de mais de R$ 25 milhões, o viaduto do Jardim Veraneio será aberto ao trânsito para o público dia 25 de outubro, de acordo com informações da construtora Plaenge, que está investindo no pontilhão como forma de compensar os empreendimentos imobiliários que está fazendo na região.
Localizado no encontro da BR-163 com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, o projeto surge como solução para dar fim ao congestionamento da região e, também, como um plano urbanístico para a expansão que está chegando nos bairros do entorno da obra.
Agora, com o novo sistema, moradores e visitantes terão acesso facilitado ao bairro Chácara dos Poderes e outras áreas em expansão, já que a regulação atual do trânsito é feita por semáforo, o que gera engarrafamentos, especialmente em horários de pico.
De acordo com estimativas demográficas, o bairro Chácara dos Poderes, próximo ao Jardim Veraneio, deve atrair cerca de 5 mil novos moradores, o que representa um salto populacional, aumentando em sete vezes a população atual, que, atualmente, é de 1.500 habitantes.
Quem está vendo de perto a expansão do bairro e comemora a conclusão do viaduto, é o corretor de imóveis, Fernando Figueiredo, de 60 anos, que administra a compra e venda de terrenos em condomínios que serão inaugurados em breve, representando a necessidade de novas alternativas de mobilidade para quem vê o bairro que está crescendo como um local para morar ou para investir.
“Aqui vai crescer bastante, então, esse pontilhão vai facilitar bastante a vida de quem vai morar aqui e também de quem mora nas chácaras mais para dentro do bairro, porque ninguém precisa ficar parado no sinal agora. Imagina o fluxo de carros que vai ter daqui a pouco, com esse investimento que está vindo para cá. Então, é preciso melhorar mesmo.
Quem concorda com a visão de Fernando, é a assistente social Laura Karina Montania Vera, que mora em uma propriedade na Chácara dos Poderes há 10 anos e se encaixa justamente no perfil descrito pelo corretor. Para ela, a construção do viaduto é muito bem-vinda e vai facilitar a rotina de ir e voltar do trabalho.
“Na outra entrada, próximo ao Colégio Funlec, já aconteceram vários acidentes, inclusive com morte, então, evitamos passar por lá, mas eu penso que vai ficar bom e vai melhorar o fluxo dos carros. Vai mudar bastante”, disse.
A mudança já começou a ser sentida até por aqueles que estão de passagem pela cidade e dependem da rodovia para trabalhar. Caminhoneiro há 30 anos, Sérgio Conceição, afirma que a ponte vai facilitar o fluxo de carros e caminhões, ajudando não apenas no seu trabalho, mas de todos aqueles que dependem da via.
“Faz muito tempo que eu não passava por aqui, hoje está sendo a primeira vez que estou vendo essa obra. Tudo isso aqui vai ser muito bom e vai agilizar bastante”, afirmou.
-
- Corretor de imóveis, Fernando Figueiredo confirma a valorização imobiliária da região – Foto: Nilson Figueiredo
-
- Sérgio Conceição disse para a reportagem que ficou feliz em ver a obra quase finalizada – Foto: Nilson Figueiredo
Crescimento acelerado
Além dos diversos imóveis que estão sendo construídos e vendidos na região, as projeções também apontam o consequente aumento no fluxo de veículos, de grande e de pequeno porte. Segundo estimativas, haverá um acréscimo de mais de 3 mil carros até 2028, demonstrando o papel fundamental que o viaduto irá exercer na rotina de todos que passam pela via diariamente.
O viaduto é fruto de um EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), coordenado pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), terá 500 metros de extensão, distribuídos em quatro vãos de 15 metros. Ainda será possível comportar duas pistas de tráfego, acostamento, ciclovia e faixa de pedestres.
O projeto ainda terá quatro alças de acesso, retornos sob a estrutura e implantação de duas rotatórias, garantindo segurança viária para a expansão futura dos bairros do entorno e da cidade, inclusive com um traçado que permitirá a duplicação do anel viário.
Ana Clara Julião