Após o conflito por terras envolvendo indígenas e produtores rurais, em Caarapó (MS), registrado durante o fim de semana, o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira se reuniu com 38 órgãos para tratar sobre a contenção da violência na região, que está em clima de tensão desde o sábado (25).
A reunião aconteceu no prédio da Sejusp e contou com presença de entidades públicas estaduais e federais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que teve como representante o presidente da Comissão Nacional de Enfrentamento da Violência no Campo. Leador Machado.
Na oportunidade, a autoridade federal disse que será necessário dialogar e buscar soluções para o conflito agrário em MS e, para isso, deve ser montado um GT (Grupo de Trabalho) envolvendo diversos órgãos e ministérios.
Por sua vez, Videira disse que a reunião foi fundamental para buscar soluções sem o uso da violência para o conflito que se agravou na região, que precisa de um plano para pacificação.
“Quando temos representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, junto com o Ministério dos Povos Indígenas e a Secretaria-Geral da Presidência da República, criamos um ambiente propício para a paz, para que possamos promover, em Mato Grosso do Sul, um modelo aplicável em todo o país”, afirmou.