Às vésperas do Ano Novo, o Hemosul de Campo Grande acendeu o sinal de alerta após registrar uma queda de cerca de 69% no número de doadores voluntários, situação que coloca em risco o abastecimento de sangue. O período, que tradicionalmente apresenta redução nas doações por conta das viagens e das festas, também é marcado pelo aumento da demanda, enquanto os estoques tendem a cair.
De acordo com a coordenação da rede, o Hemosul tem operado nos últimos dias com uma média de apenas 47 doadores por dia, quando o ideal seria cerca de 150. Atualmente, os estoques mais críticos são dos tipos O positivo e O negativo, ambos com cerca de 25% da capacidade necessária. O tipo A negativo também preocupa.
Segundo a servidora do Hemosul, Rudylene Zanuncio, a queda nas doações é comum neste período. “Geralmente, no final do ano, no Natal e no Ano Novo, a doação diminui bastante porque muitas pessoas viajam. Mas a necessidade continua e, muitas vezes, até aumenta”, explicou.
Ela reforça o pedido à população. “Pedimos para quem está na cidade dar uma passadinha aqui no Hemosul. Quem vai viajar, se puder, doe antes de pegar a estrada”.
Rudylene lembra ainda que, durante as festas de fim de ano, há aumento no número de acidentes, tanto nas estradas quanto dentro da cidade. “Além dos atendimentos de urgência, temos pacientes internados que continuam precisando de sangue. O atendimento não para por conta dos feriados”, destacou.
Horários especiais de atendimento
O Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1.304, em Campo Grande, funciona em horários especiais neste fim de ano:
31/12 – das 7h às 12h
01/01 – fechado
02/01 – das 7h às 12h
03/01 – das 7h às 12h
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos — menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis legais. Também é necessário pesar no mínimo 51 quilos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e hidratado no dia da doação. É obrigatório apresentar documento oficial com foto.
Por Geane Beserra
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram