Prefeituras de MS digitalizam serviços, mas integração ainda é desafio, mostra levantamento

Foto: Nilson Figueiredo
Foto: Nilson Figueiredo

IBGE aponta que municípios ampliaram o uso de redes sociais e canais online, mas poucos oferecem acesso unificado aos serviços públicos

A presença digital das prefeituras de Mato Grosso do Sul avançou em 2024, mas ainda enfrenta limitações na oferta de serviços integrados à população. Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (31), mostram que todos os 79 municípios do Estado têm site oficial e 97,5% mantêm perfis ativos em redes sociais, consolidando as plataformas como meio de comunicação e atendimento.

O levantamento revela que o Instagram se tornou o principal canal das gestões municipais, com salto de 25,3% para 91,1% de presença em quatro anos. O WhatsApp, investigado pela primeira vez, aparece em 57% das prefeituras como ferramenta de atendimento direto, enquanto o Facebook mantém ampla adesão, embora em leve queda, de 91,1% para 88,6%.

Mais da metade das prefeituras (55,7%) atualiza os perfis diariamente, o que indica o uso frequente das redes, mas não necessariamente a ampliação da transparência ou a modernização do acesso aos serviços públicos. Apenas oito municípios informaram ter cadastro único que permite o uso integrado de diferentes serviços municipais. O login do sistema federal gov.br, que poderia facilitar o acesso, é adotado em apenas uma prefeitura.

A pesquisa mostra que, embora 86,1% das gestões ofereçam emissão de notas fiscais eletrônicas e 67% disponibilizem certidões negativas de débito pela internet, a digitalização ainda ocorre de forma fragmentada e sem padronização entre os municípios.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *