Obra da Praça dos Imigrantes é retomada e população aguarda reabertura do espaço

Foto: Roberta Martins
Foto: Roberta Martins

Até abril de 2026, o Centro da Capital deve ganhar um novo visual com a conclusão dos trabalhos

 

A revitalização da Praça dos Imigrantes, localizada na região central de Campo Grande, teve suas obras retomadas no final de novembro e ganhou força neste mês de dezembro. Com investimento de R$ 600 mil, o projeto prevê a modernização e a melhoria da acessibilidade do espaço, com prazo de execução de seis meses e previsão de entrega em abril de 2026. A retomada das obras gera expectativa entre moradores, comerciantes e artesãos que aguardam a reabertura do local.

O espaço é tradicionalmente voltado à exposição de trabalhos de artesãos locais e à comercialização de produtos, e com a reabertura deve voltar a ser um importante ponto cultural e econômico da região central da cidade.

A empresa H.G.W. Muhlen Ltda é a responsável pela obra, após vencer o processo licitatório. A licitação foi relançada em julho deste ano, a empresa foi homologada em agosto e o contrato foi assinado no início de outubro. A retomada ocorre após a rescisão do contrato com a empresa que iniciou a reforma em 2023, deixando a praça com obras paralisadas por cerca de dois anos.

Equipes trabalham na parte interna da Praça Aquidauana, com destaque para as lojas – Foto: Roberta Martins

De acordo com o encarregado da obra, Rogério Prates, o projeto contempla a reforma completa das lojinhas, além da execução de terraplanagem na área central, onde será implantado piso intertravado, garantindo mais durabilidade e acessibilidade. Ao todo, o espaço contará com 27 lojinhas, além da construção de dois banheiros e uma copa na área destinada aos artesãos.

A lanchonete existente no local também passa por reforma completa, incluindo a implantação de dois banheiros. Os bancos da praça estão sendo demolidos e reconstruídos, já que apresentavam desgaste avançado. A nova estrutura receberá reforço em concreto e ferragem, garantindo maior resistência e vida útil.

Além disso, a obra inclui serviços de aterro e nivelamento do terreno, implantação de paisagismo, com plantio de grama, e pintura completa de pisos, muros, lojinhas e da lanchonete, deixando o espaço totalmente renovado e adequado ao projeto.

Segundo Rogério Prates, a equipe trabalha para tentar concluir os serviços antes do prazo máximo previsto. “Queremos tentar antecipar as obras e não usar todo o tempo estipulado. A praça está isolada e fechada durante os trabalhos. Vamos atuar em toda a área, principalmente na parte central, onde ficam as lojinhas dos artesãos”, explicou.

Ele também destacou a importância da retomada da obra para a região central da cidade. “Esse local ficou praticamente abandonado e sofreu muito com vandalismo e furtos de fiação elétrica e hidráulica. Essa reforma vai trazer vida de novo à praça, devolver o espaço aos artesãos e fortalecer o comércio local”, afirmou.

Enquanto as obras avançam, a população acompanha com expectativa a transformação da Praça dos Imigrantes. Moradora em frente à praça há décadas, Geni da Silva Ximenes, de 84 anos, relembra com carinho o período em que o espaço era mais ativo e espera dias melhores com a revitalização.

“Essa praça já foi muito bonita. A gente dançava aqui, os idosos se reuniam, tinha música. Depois disso tudo acabou e a gente ficou isolado. Agora, com essa reforma, vai trazer vida de novo pra cá. Tomara que fique bonito, que melhore”, contou.

 

Por Geane Beserra

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *