A partir da sexta-feira (30), os cartões nacionais do SUS (Sistema Único de Saúde) passaram a ser impressos utilizando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número-chave. A decisão foi divulgada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em vídeo publicado nas redes sociais. O representante do Governo Federal explicou que a medida serve para facilitar o acesso às informações no sistema, além de tornar mais simples a memorização por parte do usuário e aumentar a segurança dos dados.
No material, Padilha comemora a mudança e explica: “Se você já tem o cartão SUS, não se preocupe, ele já está automaticamente vinculado. Quando você chegar a uma unidade de saúde ou de pronto atendimento, vão te pedir o número do seu CPF”. Apesar de entrar em vigor agora, a mudança já havia sido comunicada pelo ministério em setembro de 2025.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, quem não possui CPF continua sendo atendido normalmente pelo SUS, e populações como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos seguem identificadas pelo CNS (Cadastro Nacional de Saúde). Além disso, “para os gestores, a integração combate fraudes, melhora a qualidade dos dados e fortalece as políticas públicas de saúde”, afirma a entidade.
Por Por Maria Gabriela Arcanjo
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram