Mato Grosso do Sul confirma mais nove casos de gripe K

Foto: imagem ilustrativa/Freepik
Foto: imagem ilustrativa/Freepik

Prevenção a varainte deve ser mantida com cuidados respiratórios, a atençãoaos sinais e sintomas, busca por atendimento de saúde em caso de agravamento clínico e a vacinação contra a influenza é a principal estratégia para a prevenção de casos

Nesta segunda-feira (22), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou a identificação de nove novos casos da variante
K da Influenza A (H3N2) em Mato Grosso do Sul. Com esses registros, o Estado passa a contabilizar 12 casos confirmados dessa variante.

Os casos são de residentes dos municípios de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porãe Três Lagoas. Os pacientes têm idades entre 3 meses e 87 anos — incluindo 3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 6 anos, 11 anos, 20 anos, 73 anos, 77 anos, 82 anos e 87 anos.

Segundo o comunidado da SES, Todos os nove novos casos confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) encontram-se em investigação epidemiológica. Para subsidiar a análise, foram solicitadas informações complementares aos respectivos municípios de residência dos pacientes.

A Secretaria também esclarece que a Influenza A (H3N2) é um vírus que já circula regularmente e que pessoas com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave podem estar infectadas por diferentes vírus respiratórios, como Influenza A (H1N1 ou H3N2), Influenza B, covid-19 ou outros agentes. A identificação do subclado ou da variante viral ocorre por meio do sequenciamento genético, realizado no âmbito da vigilância laboratorial.

Os cuidados para se prevenir dvem ser mantido como, cuidados respiratórios, a atençãoaos sinais e sintomas e a busca por atendimento de saúde em caso de agravamento clínico e que vacinação contra a influenza é a principal estratégia para a prevenção de casos graves e hospitalizações, sobretudo entre os grupos mais vulneráveis.

Mato Grosso do Sul já aplicou 1.103.949 doses do imunizante, segundo o Ministério da Saúde. Desse total, 407.835 doses foram
destinadas às pessoas pertencentes aos grupos prioritários, cuja população-alvo é de 668.371 indivíduos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 61,02% entre esses grupos.

Para a execução da estratégia, Mato Grosso do Sul recebeu 1.305.860 doses da vacina contraa Influenza, das quais 1.299.280 já foram distribuídas aos municípios, restando um estoque atual de 6.580 doses sob gestão da SES.

A vacinação permanece disponível para os grupos especiais ainda não vacinados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *