IPTU 2026 deixa de ser entregue nas residências e passa a ser 100% digital em Dourados

Foto: A. Frota
Foto: A. Frota

Embora o carnê não seja mais entregue na casa do contribuinte, estão previstos cerca de 30 pontos de apoio para atender quem não tem familiaridade ou acesso aos meios digitais

A população de Dourados não receberá mais o carnê do IPTU em casa a partir de 2026. A Prefeitura deixará de emitir e enviar os carnês impressos do Imposto Predial e Territorial Urbano, adotando definitivamente o modelo digital para lançamento e pagamento do tributo. A medida vai gerar economia estimada em cerca de R$ 1 milhão apenas com impressão e envio pelos Correios.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, somente nos últimos quatro anos foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões com impressão e postagem dos carnês. “São recursos do contribuinte que podem ser direcionados para áreas essenciais, como saúde e educação”, destaca.

Em 2025, a Secretaria de Fazenda constatou que cerca de 60% dos contribuintes já optaram pelo pagamento via PIX diretamente pelo site da Prefeitura, sem utilizar o carnê físico. Outros 10% dos carnês enviados foram devolvidos pelos Correios por problemas de endereço ou entrega. Com o novo formato, o IPTU 2026 estará disponível de forma totalmente digital. O contribuinte poderá acessar o boleto pelo computador, celular, tablet ou qualquer dispositivo com acesso à internet, efetuando o pagamento via PIX, linha digitável ou código de barras.

Para garantir que ninguém fique sem acesso, a Secretaria Municipal de Fazenda está estruturando uma rede integrada de pontos de apoio para atender quem não tem familiaridade ou acesso aos meios digitais. A partir da semana que vem, escolas municipais, Centros de Educação Infantil, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro Administrativo Municipal, Central de Atendimento ao Cidadão, PoupaTempo e outros locais estratégicos irão imprimir os boletos do IPTU.

Embora o carnê não seja mais entregue na casa do contribuinte, o atendimento será ampliado e descentralizado.

Estão previstos cerca de 30 pontos de apoio. O público também poderá utilizar os canais digitais e telefônicos da Secretaria de Fazenda, como a Unidade de Cobrança, pelos telefones (67) 2222-1921 e (67) 98163-0490 (WhatsApp), e-mail cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br;

Unidade de Atendimento, pelo telefone (67) 2222-1939 e e-mail iptu@dourados.ms.gov.br; além do site oficial da Prefeitura de Dourados, www.dourados.ms.gov.br, na opção IPTU.

Com informações da Prefeitura de Dourados.

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *