A Paróquia São Francisco de Assis, no centro de Campo Grande está realizando neste sábado (4), uma série de celebrações em homenagem ao santo protetor da natureza e dos animais. Entre os momentos mais esperados pela comunidade está a tradicional bênção dos animais, quando tutores levam seus pets para receberem uma oração especial.
Durante a celebração, é comum ver cães, gatos, aves e até animais exóticos reunidos no pátio da igreja. A abadia também convida os participantes a contribuírem com doações de ração, que serão destinadas a ONGs de proteção animal da Capital.
Reconhecido mundialmente pela simplicidade e pelo amor a todas as formas de vida, São Francisco de Assis é celebrado no dia 4 de outubro. Em Campo Grande, a data une fé, solidariedade e amor pelos animais em um dia marcado por devoção e gestos de cuidado com a criação. De acordo com o frei Wagner José Barbosa, a tradição da bênção dos animais é uma forma de celebrar a criação e reforçar o cuidado com a natureza.
“São Francisco é o patrono da ecologia, dos animais. Há 800 anos ele compôs o Cântico das Criaturas, louvando toda a natureza como irmã e irmão. É um dia muito especial. As pessoas trazem seus animais porque querem bem, pedem saúde e proteção. A natureza foi criada por Deus e nós somos responsáveis por ela”, destacou o frei.
Ele lembrou ainda que a paróquia comemora 75 anos de presença dos freis na região, onde antigamente o bairro era conhecido como Cascudo. “Quando lançaram a pedra fundamental, o governador da época declarou que, a partir daquele dia, o bairro se chamaria São Francisco, em homenagem à presença da igreja e dos frades”, contou.
Entre os fiéis, o sentimento é de fé e gratidão. Sandra Sanfraide levou sua cachorrinha Alice para a bênção pela primeira vez. “Ela tem alguns probleminhas de saúde e fazia tempo que eu queria trazer. Nunca dava certo, mas esse ano consegui. Acho lindo as igrejas abrirem esse espaço pros animais. Em outras cidades já tem muitos eventos assim, e é bom ver Campo Grande valorizando isso também”, disse.
Moradora do bairro, Graziela Ratts já participa todos os anos. Desta vez, levou a cadelinha Zara, de apenas oito meses. “A gente mora aqui mesmo e sempre vem. Já é costume da família. A gente adora participar, é uma igreja muito abençoada. Eles fazem parte da nossa vida, são da família também”, contou.
Entre os tutores que foram cumprir uma promessa está Julia Aparecida de Lima Pereira, que levou o gato Lúcio para receber a bênção pela primeira vez.
“Ele sumiu por um dia e eu pedi pra São Francisco interceder para que ele voltasse. Prometi que viria, e aqui estou, cumprindo. Foi uma experiência bonita. Tenho outros cachorros e pretendo vir mais vezes”, relatou.
Além da Paróquia São Francisco, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, dos Freis Capuchinhos, também prepara a 12ª Festa em honra a São Francisco de Assis, na Comunidade São Francisco, no bairro Vilas Boas (Rua Manoel da Nóbrega, 287).
Veja a programação:
06h30 – Santa Missa com bênção com relíquia de 1º grau de São Francisco de Assis;
07h15 – Oração das Laudes;
08h às 10h30 – Bênção dos Animais;
15h às 17h – Bênção dos Animais;
16h – Santa Missa com bênção com relíquia de 1º grau de São Francisco de Assis;
17h30 – Procissão em honra a São Francisco de Assis;
18h30 – Santa Missa de Encerramento com bênção com relíquia de 1º grau de São Francisco de Assis;
20h – Quermesse.
Por Inez Nazira