O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (1º) mais uma edição da campanha solidária “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!”, organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração). A iniciativa, que tem como madrinha a primeira-dama Mônica Riedel, chega à sua terceira edição dentro da atual gestão, mas completa dez anos de história em 2025.
Além da mobilização dos servidores estaduais, a população também pode participar fazendo doações de brinquedos novos ou em bom estado nos pontos de coleta instalados em 17 instituições públicas e privadas que apoiam a campanha. Os brinquedos arrecadados serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado neste Natal.
A primeira arrecadação acontecerá no “MS ao Vivo”, no dia 12 de outubro, quando o público poderá contribuir com doações durante o evento. Já nos dias 21 e 22 de outubro, será realizada a coleta durante a entrega dos kits da 3ª Corrida dos Poderes, quando os 4.200 atletas inscritos em todas as modalidades doarão brinquedos.
Em 2024, a campanha arrecadou mais de 74 mil brinquedos, que beneficiaram 356 entidades filantrópicas em 44 municípios de Mato Grosso do Sul, garantindo um Natal mais alegre para milhares de crianças e adolescentes.
Como receber doações?
Para este ano, as entidades interessadas em receber as doações devem se cadastrar no site oficial da campanha (www.caixaencantada.ms.gov.br) entre os dias 2 e 24 de outubro. Não é necessário CNPJ: basta comprovar atuação social junto a crianças.
Durante o lançamento, a primeira-dama Mônica Riedel ressaltou a importância de mobilizar a comunidade para ampliar a rede de solidariedade. “Essa campanha está completando dez anos e é motivo de muita alegria para nós. No ano passado arrecadamos 74 mil brinquedos, mas sempre queremos mais, porque cada doação significa uma criança feliz no Natal”, afirmou.
O secretário da SAD, Frederico Felini celebrou que o envolvimento dos servidores é um dos principais diferenciais da campanha e que a mobilização acontece de forma natural. “Mobilizar os órgãos do Estado é muito fácil, já temos os servidores engajados com esse sentimento de pertencimento com a campanha. Para nós é uma grande satisfação poder ajudar e contribuir para este desenvolvimento”, disse.
Entre as entidades já atendidas está a ONG (Organização Não-Governamental) Sonhadores, de Campo Grande. O presidente, Milton Cezar da Silva, destacou o impacto da ação. “Com a Caixa Encantada conseguimos atender as 230 crianças da instituição. Muitas mães se emocionam ao ver os filhos receberem brinquedos que elas mesmas não tiveram quando pequenas”, ressaltou.
A campanha segue até dezembro, quando os brinquedos arrecadados serão distribuídos às entidades cadastradas em todo o Estado.
Por Geane Beserra