Evento promovido pela MS Florestal e Bracell Social destacou oportunidades de carreira e novas profissões
Cerca de mil jovens com idade entre 16 e 18 anos de Bataguassu e região participaram, nesta quarta-feira (22), da Feira de Profissões “Raízes do Futuro”, evento promovido pela MS Florestal, em parceria com o Bracell Social, que reuniu estudantes, professores e instituições de ensino para discutir o futuro do trabalho, a educação e as novas oportunidades profissionais.
Para o head da MS Florestal, José Márcio Bizon, a feira reforça que o setor de florestas plantadas está cheio de oportunidades para quem tem vontade de aprender e crescer. “Na floresta tem espaço para quem é digital, para quem gosta de tecnologia e para quem quer construir uma carreira sólida. Hoje o campo usa máquinas modernas, drones, softwares e exige muito conhecimento, o segredo é ter vontade. Essa é a energia mais poderosa que existe. Não precisa ter dinheiro ou ser o mais inteligente, precisa querer, estudar e correr atrás”, completou.
Com uma programação dinâmica e inspiradora, o evento contou com palestras, aulões para o Enem, simuladores de realidade virtual, oficinas e orientação vocacional, conectando os jovens às tendências de um mercado em constante transformação, da inteligência artificial à operação de drones, da biologia à engenharia florestal.
“Em um momento de tantas decisões sobre o futuro profissional, iniciativas como essa ajudam a apresentar novas oportunidades e caminhos. A administração municipal considera fundamental a qualificação dos nossos jovens e valoriza o olhar social da MS Florestal, que, ao promover ações como esta, fortalece a parceria com o município e contribui para o desenvolvimento de Bataguassu”, afirmou na abertura o vice prefeito Cleyton Rodrigo, representando a prefeita municipal Wanderleia Duarte Caravina.
O gerente de projetos da Bracell em Lençóis Paulista, Geraldo Simões, reforçou que a indústria de celulose e papel está em crescimento e depende diretamente de profissionais qualificados. “Quando existe uma floresta produtiva e sustentável, há competitividade, e isso atrai investimentos e gera empregos de longo prazo. É um setor que exige profissionais capacitados, desde o campo até a indústria. Por isso, investir em formação e treinamento é fundamental para acompanhar esse desenvolvimento”.

Foto: Divulgação
Entre os participantes, o estudante Júlio César, de 16 anos, avaliou a experiência como uma oportunidade única de autoconhecimento. “Achei interessante, principalmente as perguntas sobre música e arte. No meu caso, o resultado apontou áreas como design e interiores, mas eu gosto muito de tecnologia e programação. Foi legal ter esse contato e entender melhor minhas opções”, contou o aluno da escola Jardim Real II, de Presidente Epitácio (SP).
Para a moradora de Bataguassu, Márcia Baratella, de 36 anos, o evento também foi uma chance de atualização profissional. “Estou em busca de um novo emprego e vim à feira em busca de conhecimento. Nunca vi um evento como esse na nossa região, é uma oportunidade incrível para todos, jovens e adultos”, afirmou.
A Feira de Profissões “Raízes do Futuro” contou ainda com workshops gratuitos e certificados, realizados em parceria com o SENAI, SENAR/MS e com exposição do SEBRAE/MS, UNESP/Rosana, IFSP/Presidente Epitácio, UFMS/Chapadão do Sul e de Bataguassu: UEMS, UNIGRAN, UNICESUMAR e Instituto Mirim.
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com
Sobre o Bracell Social
O Bracell Social é um programa de investimento social, alinhada às diretrizes do Grupo RGE, norteado por 3 pilares (3E’s – Educação, Empoderamento e Bem-estar). São realizados projetos que contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram