Dia de Finados: cemitérios públicos da Capital esperam receber 40 mil visitantes com missas e distribuição de mudas

FOTO: NILSON FIGUEIREDO
FOTO: NILSON FIGUEIREDO

Equipes da prefeitura ampliaram os serviços de manutenção e zeladoria para a celebração que deve reunir maior público no sábado

Com a aproximação do feriado de Finados, celebrado neste domingo (2), a Prefeitura de Campo Grande intensificou os preparativos nos cemitérios públicos da cidade e vai colocar em prática uma operação especial para o transporte coletivo urbano, afim de garantir que os 40 mil visitantes consigam prestar homenagens com tranquilidade. Com expectativa de registrar maior público no sábado (1º), uma programação especial será desenvolvida com missas, acolhimento para as familias e distribuição de mudas como gesto simbólico de ressignificação da perda e celebração da memória.

A reportagem do O Estado esteve no Cemitério Santo Antônio, o mais antigo de Campo Grande, fundado por volta de 1872, localizado na Avenida Consolação, na Vila Santa Dorotheia. No local, funcionários e familiares já realizavam limpeza e manutenção dos túmulos, preparando o espaço para receber os visitantes esperados nos próximos dias.

Conforme a programação nos cemitérios, a abertura dos portões está prevista para às 7h. A Banda da Guarda Civil Metropolitana fará apresentações musicais nos três principais cemitérios, Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro), executando canções solenes que convidam à reflexão e ao respeito em memória aos entes queridos.

Ao longo do dia, duas missas serão celebradas nos cemitérios públicos, às 9h e 15h30, em parceria com a Arquidiocese de Campo Grande. Momento em que os visitantes poderão fazer suas orações.

A gerente de Cemitérios Públicos, Denise Lima de Oliveira, explica que o trabalho de preparação se dá durante todo o ano, e o Dia de Finados é visto como uma oportunidade de acolhimento. “Nos preparamos durante todo o ano para esse momento, com ações de limpeza, jardinagem e sinalização, para que as famílias encontrem espaços bem cuidados e tranquilos. Este é um dia marcado pela saudade, mas também pela vida e pela esperança. A distribuição de mudas de ipês e frutíferas simboliza justamente isso: o ciclo que recomeça, a lembrança que floresce”, destaca a gerente.

Transporte Público

Uma ação coordenada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) em parceria com o Consórcio Guaicurus, vai garantir a tarifa promocional de R$ 2,00 para pagamentos com o cartão eletrônico (Smart Card), durante todo o feriado. Além disso, as linhas de ônibus operarão com planos diferenciados.

As linhas 051, 061, 070, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 101, 110, 115, 302, 313, 316, 319, 403, 408, 416, 515, 517, 520 e 522 seguirão o plano de sábado. Já as linhas 222, 229, 503 e 507 adotarão o plano de segunda a sexta-feira. A linha 074 terá a tabela 01 suspensa a partir das 18h55.

Para facilitar o acesso aos cemitérios, também haverá linhas especiais, com reforço nos itinerários, como a Linha 300 – Cemitério Jardim da Paz (saída para Sidrolândia), nos dias 1º e 2 de novembro, conforme O.S. 261/23 e a Linha 400 – Cemitério Santo Amaro, conforme O.S. 147/13.

Durante o dia, veículos de reserva com tripulação estarão disponíveis nos terminais entre 5h30 e 8h30 e 16h e 18h30, além de uma equipe de apoio na Praça Ary Coelho entre 15h e 18h. O Consórcio Guaicurus acompanhará toda a operação, realizando ajustes conforme a necessidade ou determinação da fiscalização da Agetran.

Por Inez Nazira

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *