Moradores de Campo Grande receberão, no próximo sábado (27), às 14h, uma mensagem de alerta em seus celulares enviada pela Defesa Civil. O aviso, no entanto, será apenas um teste de um novo sistema de comunicação emergencial, e não representará perigo real.
O município foi escolhido para participar da fase de avaliação do Cell Broadcast, tecnologia que envia alertas sonoros diretamente aos aparelhos, mesmo que estejam em modo silencioso ou com aplicativos fechados. A iniciativa faz parte de um projeto nacional para aprimorar a comunicação rápida em situações de risco, como tempestades severas, alagamentos ou outros desastres naturais.
Além da capital sul-mato-grossense, as cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas também foram selecionadas para o teste.
Como será o teste
De acordo com a Defesa Civil, todos os celulares com linha ativa, iOS ou Android, exibirão uma mensagem informando claramente que se trata de uma simulação. O alerta virá acompanhado de um toque sonoro diferenciado e só será encerrado quando o usuário clicar em “OK”, confirmando o recebimento.
A entidade reforça que não é necessário ligar para os números de emergência (192, 193 ou 199). “A orientação para a população é para não criar pânico, pois será apenas um teste. O alerta só será interrompido quando a pessoa clicar em ‘OK’, confirmando que está ciente”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto.
Comunicação direta em situações reais
O Cell Broadcast foi criado para disparar mensagens instantâneas a todos os celulares em uma área específica, independentemente do modo silencioso ou de aplicativos instalados. Em casos reais — por exemplo, tempestades com ventos acima de 100 km/h ou chuvas capazes de causar alagamentos — o sistema permitirá que a população seja informada em tempo real, aumentando a segurança e a capacidade de resposta.
Atualmente, esse tipo de emissão é feito somente pela Defesa Civil Nacional, mas a fase de testes busca viabilizar a operação em âmbito municipal.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Campo Grande lidera inovação no Centro-Oeste e sobe no ranking nacional