Serviços do Ministério da Saúde atende mulheres previamente agendadas pela rede municipal de Saúde
Nesta sexta-feira (10), foi iniciado os atendimentos da carreta do “Agora Tem Especialista” programa do Ministério da Saúde neste Outubro Rosa. No total, são 28 carretas do Agora Tem Especialistas que levarão atendimento para regiões com vazios assistenciais em 21 estados, além do Distrito Federal.
O foco é principalmente, em cidades do interior para prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O objetivo também é reduzir o tempo de espera no SUS, a iniciativa inédita do governo federal tem foco na saúde da mulher.
Na Capital, a cerimônia de lançamento da carreta ocorreu às 10h e os atendimentos começaram às 14 horas na Av. Ver. Thirson de Almeida, 3103, bairro Aero Rancho. Os serviços devem ciruclar também pelo interior de Mato Grosso do Sul.
Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, as carretas da saúde da mulher atuam em locais de difícil acesso e com pouca oferta de serviços especializados de saúde.
Cenário Nacional
No total, em outubro mais de 42,5 mil pacientes da rede pública previamente agendadas serão recebidas dentro das unidades móveis de saúde, totalmente estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais. Serão realizados 130 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.
Nesta primeira etapa, os primeiros atendimentos já começam nesta sexta-feira (10) com 15 unidades móveis distribuídas em municípios de 13 estados: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).
“O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.
Em 17 de outubro, mais 12 carretas de saúde da Mulher chegarão a outros municípios, reforçando a ação do Outubro Rosa nestes oito estados: Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal. E no dia 24, mais uma carreta estará em funcionamento no Rio de Janeiro, na comunidade do Morro do Alemão.
Realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), a iniciativa do programa Agora Tem Especialistas visa reduzir as desigualdades regionais em relação à assistência especializada. O investimento para a ação no Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões.
Ações para aumentar a capacidade de atendimento do SUS
O programa prevê o total de 150 carretas circulando por todo o país até 2026. Essa iniciativa integra os dez eixos do Agora Tem Especialistas, que tem como estratégia central a mobilização de toda a estrutura de saúde do Brasil, a pública e a privada. Além das carretas, estão em andamento outras iniciativas que buscam aumentar a capacidade de o SUS atender a população.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.