Reconhecida por seis anos consecutivos como Cidade Árvore do Mundo pelo programa internacional Tree City of the World e considerada pelo IBGE (2022) a capital mais arborizada do Brasil, Campo Grande celebra a Semana da Árvore. E como parte das programações, nesta quinta-feira (18) foi realizado o plantio simbólico de uma figueira na Avenida Mato Grosso.
As figueiras fazem parte da memória afetiva e paisagística da cidade. Algumas delas, na Avenida Afonso Pena, já ultrapassaram os cem anos de idade. Outras, como as da Avenida Mato Grosso, têm mais de 90 anos. A bióloga e auditora fiscal de meio ambiente, Silvia Rahe Pereira, ressaltou a relevância histórica e ambiental dessas árvores.
“Essas figueiras testemunharam o desenvolvimento da cidade, que cresceu ao redor delas. A gente cuida, trata, aduba e controla pragas para prolongar ao máximo a vida delas, mas como são organismos vivos, infelizmente algumas acabam sendo perdidas. Essa que foi plantada hoje já é uma cópia genética das figueiras da Afonso Pena, então, mesmo pequena, já carrega em si a história centenária de Campo Grande”, explicou.
A gerente de arborização da Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Dayane Zanella, destacou que a ação simboliza não apenas a substituição das árvores antigas, mas também a continuidade do legado de arborização da Capital.
“Campo Grande não celebra apenas um dia, mas toda a Semana da Árvore. As figueiras fazem parte da história e da identidade urbanística da cidade. Algumas adoeceram e precisaram ser removidas, mas já cultivamos novas mudas em nosso viveiro municipal Flora do Cerrado. Essa que plantamos hoje tem sete anos, assim como as outras três que serão inseridas no início do período chuvoso. É um presente para Campo Grande”, afirmou.
Segundo Silvia, além do plantio no Centro, a programação inclui a criação de mini florestas urbanas, como a que começou a ser instalada na região das Moreninhas. “Mesmo em espaços pequenos, conseguimos criar pontos de frescor, que atraem pássaros e mantêm a conexão com a natureza”, completou.
Dayane também lembrou do projeto Via Verde, que leva arborização para os bairros com menor índice de cobertura vegetal e para regiões recém-pavimentadas. “O nosso desafio é manter Campo Grande como a Capital mais arborizada do país. É um trabalho de anos, planejado e executado com dedicação”, disse.
A programação da Semana da Árvore segue com plantios em praças da cidade, incluindo na Praça de Coelho. No sábado (20) terá a tradicional distribuição de 15 mil mudas frutíferas na Rua Marechal Rondon, em frente ao Belmar Fidalgo, aqueles que desejarem poderão ir com veículos também, que estará funcionando o sistema de drive-trhu.
Novos materiais e parcerias
Cumprindo o calendário e celebrando a Semana da Árvore, a Prefeitura apresentou três materiais técnicos e educativos para que ajudem a orientar e conscientizar a população sobre a arborização da Capital. Os instrumentos são: Manual de Arborização Urbana, com diretrizes de plantio e manejo em vias e praças; Guia de Identificação de Árvores Urbanas, desenvolvido com a UFMS e ilustrado com mais de 50 espécies locais e a Cartilha de Arborização para o Cidadão, elaborada em parceria com o SENAI, que orienta sobre regras de supressão e manejo.
A prefeita Adriane Lopes destacou o impacto da arborização na qualidade de vida. “Este reconhecimento internacional é motivo de orgulho. Enquanto outras cidades enfrentam temperaturas cada vez mais altas, aqui sentimos esse impacto de forma menos agressiva graças às nossas árvores”, afirmou.
Também foi lançado o Propam (Programa de Parceria Municipal), que incentiva empresas e instituições a adotarem canteiros, praças e áreas verdes. “Estamos incentivando empresários locais a cuidarem de espaços públicos. Já temos adesão de várias empresas e seguimos ampliando a rede de parceiros”, completou Adriane.
Por Inez Nazira