Águas Guariroba amplia e moderniza sistema de abastecimento de água e esgoto em 11 bairros da Capital

Foto:  Águas Guariroba
Foto: Águas Guariroba

A Águas Guariroba iniciou 2026 com um pacote de medidas voltado à ampliação, modernização e reforço dos sistemas de abastecimento de água de Campo Grande. Entre os principais investimentos estão a perfuração de um novo poço nas Moreninhas, a implantação de um novo reservatório de água na região Imbirussu e a substituição de outros seis reservatórios pela cidade.

Também está prevista a expansão de redes de esgoto, a inauguração de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e a substituição de redes antigas de água por novas, acompanhadas de um extenso volume de reposição asfáltica, beneficiando diretamente milhares de moradores da Capital.

A perfuração do Poço Moreninhas é uma das obras prioritárias para 2026 e terá papel fundamental no reforço do abastecimento da região sul da cidade. A nova estrutura beneficiará diretamente cerca de 7,5 mil pessoas, além de impactar positivamente aproximadamente 12 mil moradores de bairros do entorno, garantindo maior disponibilidade de água, estabilidade operacional e segurança no fornecimento, especialmente nos períodos de maior consumo.

Outro destaque é a construção de um novo reservatório e a substituição de outros seis, medidas que irão ampliar a capacidade de armazenamento e distribuição de água tratada em diferentes regiões da Capital. Entre elas, o a região Imbirussu, que receberá um novo reservatório, impactando cerca de 15 mil moradores nos bairros Indubrasil, Núcleo industrial, Inápolis, Jardim Carioca, Nova Campo Grande; Serradinho, Vila Eliane, Sayonara, Buzios, Jardim Aeroporto. A nova unidade contribuirá para a melhoria da pressão, redução de oscilações e maior equilíbrio do sistema de abastecimento.

No sistema de distribuição, a concessionária também executará a substituição de cerca de 7 mil metros de redes de água, modernizando a infraestrutura existente, reduzindo perdas e aumentando a eficiência operacional.

“Com esse conjunto de investimentos, a Águas Guariroba reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Campo Grande, priorizando obras estruturantes que fortalecem o abastecimento de água, qualificam o espaço urbano e asseguram mais qualidade de vida à população”, pontua o diretor-presidente. Gabriel Buim.

Ampliação da rede de esgoto

De forma complementar, o planejamento de 2026 inclui a ampliação da rede de esgoto em 11 bairros, com cerca de 200 quilômetros de novas redes e impacto estimado em 68.480 pessoas, além da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Botas, que ampliará a capacidade de tratamento e trará ganhos ambientais relevantes para o município.

“A unidade terá capacidade para tratar até 40 litros de esgoto por segundo, ampliando significativamente a eficiência do sistema e garantindo mais segurança ambiental, operacional e qualidade no tratamento dos efluentes gerados na cidade”, complementa Joás Carvalho, Coordenador de Engenharia da Águas Guariroba

Campo Grande já apresenta o índice de 94% de cobertura de esgoto, superior à média nacional, reflexo de um planejamento contínuo e de investimentos estruturantes realizados ao longo dos últimos anos.

“Os investimentos a serem realizados em 2026 consolidam a universalização do esgotamento sanitário em Campo Grande e reforçam a antecipação das metas de desempenho, qualidade e sustentabilidade definidas pelo Marco Legal do Saneamento”, considera Francis Faustino, diretora-executiva da Águas Guariroba.

As obras previstas para 2026 contemplam ainda mais de 122 mil metros quadrados de reposição asfáltica. As ações garantem a recomposição adequada das vias após intervenções em redes de água e esgoto, promovendo mais segurança viária, melhor mobilidade urbana e menor impacto à rotina da população.

Referência no Saneamento

A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *