O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informou que 193 mil veículos com placas final “0” ainda não foram licenciados no Estado. Desde segunda-feira (20), o órgão passou a enviar notificações para alertar os proprietários sobre os prazos e evitar multas. O licenciamento é obrigatório e, em caso de atraso, o valor passa de 4,53 para 5,88 UFERMS, o equivalente a R$ 71,19 a mais, considerando a cotação de outubro de 2025.
Além do licenciamento, cerca de 15 mil motoristas ainda precisam renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que está vencida ou próxima do vencimento. Neste mês, o Detran enviou 41.231 alertas: 25.352 para condutores com a habilitação já vencida e os demais com antecedência de 10, 20 e 30 dias. Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Os serviços de licenciamento e renovação da CNH podem ser feitos pelo portal ou aplicativo do Detran, ou presencialmente nas agências. Em Campo Grande, o atendimento presencial para CNH leva até 15 minutos após agendamento. Segundo o órgão, parte dos condutores ainda não utiliza os canais digitais, o que aumenta o risco de perda de prazos.
O Detran reforça que o pagamento dentro do prazo garante desconto de pontualidade e evita inscrição na dívida ativa. Já para a CNH, o motorista tem tolerância de 30 dias após o vencimento para regularizar a situação sem penalidade.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Ministério da Saúde inicia capacitação nacional para a oferta do Implanon no SUS