Projeto Reconecte iniciou essa semana em mais de 10 municípios

A secretária nacional da Família do MMFDH, Angela Gandra, formalizou a parceria com os gestores municipais durante solenidade virtual, nesta segunda-feira.
Foto: Divulgação
A secretária nacional da Família do MMFDH, Angela Gandra, formalizou a parceria com os gestores municipais durante solenidade virtual, nesta segunda-feira. Foto: Divulgação

O Projeto Reconecte, fruto do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), teve inicio nessa segunda-feira (11) em mais 10 municípios. O Projeto tem como proposta fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias.

O Projeto contempla cerca de 855 famílias de Florínea (SP), Charqueada (SP), Padre Marcos (PI), Carambeí (PR), Porto União (SC), Campestre (MG), Igarapé (MG), Tupanciretã (RS), Mogeiro (PB) e Gurinhém (PB).

Durante a cerimônia virtual de assinatura dos acordos de cooperação técnica que iriam iniciar a implementação da iniciativa, a titular da SNF (Secretaria Nacional da Família), Angela Gandra, ressaltou que ” a tecnologia precisa ser utilizada para fortalecer os vínculos familiares e aproximar os membros da família, ao invés de afastá-los”.

“O olho no olho continua fazendo a diferença na relação conjugal e também no relacionamento entre pais e filhos. Atualmente, vemos filhos que não soltam o celular, pais que não dão atenção às crianças, problemas de saúde e familiares devido à dependência tecnológica, aumento dos crimes cibernéticos. O Reconecte vem com o intuito de enfrentar esses problemas”, afirma Angela.

“Precisamos nos reconectar com a família, a sociedade e com nós mesmos. Que o mundo real possa ser trazido de volta. Que pequenas ações sejam feitas, como não pegar o celular na hora do jantar. São coisas assim, pequenas, que podem fazer a diferença. Nós temos que ter o controle da tecnologia e não deixar que ela nos controle”, completou a secretária.

O prefeito de Mogeiro (PB), Antonio Ferreira, citou a importância das famílias estarem atentas para proteger as crianças e adolescentes de crimes como a pedofilia em ambientes cibernéticos.

“Com a globalização e a conectividade, o mundo está no celular. Mas, por meio das ferramentas digitais, nós também podemos combater práticas criminosas e chegar às famílias. Precisamos pensar na melhor forma de fazer isso e como utilizar a conectividade em nosso favor. Por isso nós abraçamos o Projeto Reconecte e vamos levar essas ações às famílias”, disse Antonio.

Resultados

No evento, gestores da SNF anunciaram que os resultados gerais e efeitos práticos observados nas famílias que já participaram das oficinas do Projeto Reconecte serão apresentados no seminário “A Família e as Tecnologias Digitais”.

O evento está previsto para acontecer no dia 13 de maio de 2022 em alusão ao Dia Internacional da Família.

Reconecte

O Projeto Reconecte visa a fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, além do acesso ao conhecimento científico sobre a utilização de recursos tecnológicos de maneira adequada.

Por meio da ação, são abordados aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica que promovam reeducação tecnológica e fortalecimento de relações sociais reais.

No total, 17 municípios e os estados de Santa Catarina e Paraná já aderiram ao Reconecte. Outros 27 municípios estão em tratativas.

A previsão é que mais de 8,3 mil famílias sejam alcançadas até o fim de 2022.

Entre os objetivos específicos, constam esclarecer a respeito dos impactos do uso inadequado da tecnologia nas relações familiares; promover uma conscientização sobre a utilização dos recursos tecnológicos de maneira inteligente; iniciar um debate nos mais diversos segmentos sociais sobre o papel da tecnologia nas relações humanas; e despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso de recursos tecnológicos de forma inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *