Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), provocou o apagão que atingiu parte do Brasil na noite de segunda-feira (13) e deixou moradores de ao menos nove cidades de Mato Grosso do Sul sem energia elétrica por cerca de 30 minutos.
De acordo com nota divulgada pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em 74 municípios do Estado, o evento foi externo ao sistema da empresa, tendo origem no SIN (Sistema Interligado Nacional) às 0h31 (horário de Brasília), ou 23h31 no horário local.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou o desligamento temporário de parte do fornecimento para preservar a segurança do sistema. O SIN interliga usinas, subestações e redes de distribuição em quase todo o território brasileiro, permitindo o controle integrado da geração e transmissão de energia.
Em Mato Grosso do Sul, segundo a Energisa, as cidades de Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana ficaram integralmente sem energia, enquanto Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó registraram interrupção parcial. O fornecimento foi totalmente restabelecido às 0h54 (horário de Brasília), o equivalente a 23h54 no horário local.
“O fornecimento de energia no Mato Grosso do Sul já foi normalizado para todos os clientes impactados”, informou a concessionária em comunicado oficial.
Em Três Lagoas, também houve queda de energia. A Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento na região, afirmou que o restabelecimento foi gradativo, conforme autorização do ONS.
“Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado”, informou a empresa em nota.
As concessionárias não divulgaram o número de unidades consumidoras afetadas, mas o apagão teve impacto em diversos estados, evidenciando a interdependência do sistema elétrico nacional e a necessidade de medidas preventivas para evitar novos incidentes de grande escala.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram