Chuva no Rio já deixou 19 mortos e governo federal libera R$ 2,4 milhões para Angra dos Reis

Angra dos Reis Rio de Janeiro
Bruno Kaiuka

Mais um corpo foi encontrado na noite desta segunda-feira (4) pelos bombeiros no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde, uma das áreas mais afetadas pelo temporal da última sexta-feira (1º), com isso, sobe para 19 o número de mortos por causa da chuva. Na cidade, ao menos seis casas foram atingidas por deslizamentos de terra, deixando pelo menos dez mortos, sendo cinco crianças e cinco adultos.

Choveu em 48 horas o equivalente a 655 milímetros no continente e a 592 milímetros em Ilha Grande. Segundo a prefeitura, são índices jamais registrados antes.

A Ilha Grande, que pertence a Angra, também foi castigada pelas chuvas. No local, as comunidades mais afetadas foram as de Araçatiba, Vermelha, Provetá, Abraão e Aventureiro. Todas registraram deslizamentos de terra e blocos de pedra, diz a prefeitura. A praia de Itaguaçu, ao lado da praia Vermelha, foi praticamente soterrada.

Segundo a Prefeitura de Angra, 314 pessoas afetadas pelas chuvas estão em 38 pontos de apoio montados pela administração municipal. Nesses locais, elas estão recebendo suporte das equipes da Assistência Social, Educação e Saúde.

O governo federal anunciou, ontem, a liberação emergencial de R$ 2,4 milhões para o município. O repasse das verbas será feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os recursos serão usados na compra de cestas de alimentos, colchões e kits de higiene pessoal, limpeza e dormitório. Cerca de 86 mil pessoas serão beneficiadas. O ministério também reconheceu a situação de emergência no município de Paraty, próximo a Angra, igualmente atingido pelas chuvas.

Com informações da Folhapress

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *