Projeto oferece técnicas, palestras e workshops para modelos e aspirantes em Campo Grande
Entre os dias 1º e 8 de novembro, Campo Grande viverá uma experiência imersiva para aqueles que querer se inserir no mercado profissional da modelagem, com o projeto ‘Ybyrá Lab’, com aulas, treinamentos, palestras, rodas de conversa e sessão de fotos profissionais. A iniciativa busca oferecer tanto a iniciantes quanto a profissionais da área uma visão aprofundada sobre o mercado da moda e da atuação como modelo em passarelas, editoriais e publicidade.

A idealizadora: Isabela Lopes traz workshop que alia técnicas práticas e teóricas em várias vertentes da moda – Foto: Arquivo pessoal Isabella
O projeto é idealizado e ministrado por Isabela Lopes, que possui carreira de atriz desde os oito anos, com formação em Artes Cênicas pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e técnica em Comunicação Visual, modelo e multi-artista, que trará um workshop que alia técnicas práticas e teóricas, englobando desde percepção corporal, passarela, atuação para fashion films, sets fotográficos e publicidade.
A metodologia também integrará exercícios de teatro e dança, estimulando autoconhecimento, segurança, expressão das emoções e consciência corporal. Para o jornal O Estado, a idealizadora destaca que a imersão do teatro e da dança no workshop propõe a construção de um profissional da modelagem ‘contemporâneo’, que vai além da imagem, sendo sujeito criativo e crítico dentro da indústria.
“O teatro e a dança possuem um forte poder de levar o sujeito a uma reconexão consigo mesmo. Os participantes serão colocados para se relacionar entre si com jogos específicos, subvertendo o local da comparação e competição como vemos por aí, descobrindo o poder que cada um tem dentro de si exatamente por ser quem é, e é o teatro e a dança que irá suscitar isso em cada um deles”, disse Isabela.
“Sabendo quem você é, você sabe o lugar que ocupa. Sabendo o lugar que ocupa, você aprende não só a se posicionar, como também a escolher os lugares que te cabem/ comportam, e sabemos que como a profissão dita um caminho para buscarmos sempre sermos escolhidos, é importante se conhecer para ter o controle da movimentação do nosso caminho artístico – que às vezes nos gera tanta cobrança de perfeição, principalmente nesse lugar do ser Modelo”, complementa.

Foto: Arquivo pessoal Isabella
Convidados
O evento contará com rodas de conversa e palestras com modelos que já atuam no cenário nacional e internacional, como Lucas Evangelista e Luana Guimarães, que compartilharão experiências e orientações sobre carreira, mercado e posicionamento profissional.
Foi com apenas 18 anos que Lucas Evangelistas iniciou sua carreira na Bahia, com aulas de passarela em agências. Em 2018 recebeu a oportunidade de ir para São Paulo, para ingressar no ramo da moda, sendo aprovado pela Oxygen Models, onde atuou como modelo fashion e comercial, com trabalhos para marcas como iFood, C&A, Riachuelo e desfiles para a SPFW (São Paulo Fashion Week). Fez carreira internacional na China, Itália, Turquia e Egito. Se tornou recordista de passarela do SPFW na sua 55ª Edição, com 11 entradas nas passarelas do evento.
Já Luana Guimarães tem suas raízes aqui em Mato Grosso do Sul. Nascida em Corumbá, a jovem construiu sua carreira no cenário internacional da moda. Hoje ela é baseada na Europa, onde estampou editoriais para a Vogue e trabalhou com grandes nomes da indústria como Diesel, Balenciaga, Rimmel London, entre outras, além de desfiles de moda nas semanas de modas mais importantes do mundo, em Paris e Milão.

Veterano Lucas Evangelista trabalhou com várias marcas famosas e fez carreira internacional – Foto: reprodução/redes sociais
Nas áreas técnicas, o projeto traz Izadora Perdomo, maquiadora profissional dedicada à arte de evidenciar a beleza singular de cada pessoa, que busca em seu trabalho mostrar em cada pessoa a maquiagem que vai além da estérica, e sim como forma de expressão, identidade e sofisticação.
Outro convidado será Bernardo Balsani, fotógrafo formado em Audiovisual pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atuante na moda desde 2022 como modelo fashion e comercial, trazendo ao projeto uma visão de ambos os lados do mercado. Entre os anos de 2023 e 2025, dirigiu o projeto intitulado Sou Eu Quem Queima na Noite, curta-metragem de drama que teve temporada de exibição no MIS (Museu da Imagem e do Som) no primeiro semestre de 2025.
“A equipe foi pensada carinhosamente olhando a minha trajetória com cada profissional; existe uma conexão e admiração pelo trabalho de cada um deles, que vem de muito antes, e que bom que eles trazem isso também: representatividade da diversidade”, destacou Isabela.

O olhar Bernardo Balsani traz ao projeto uma visão do mercado de modelo e de fotógrafo – Foto: reproduçãoRedes sociais
Ocupar
Mato Grosso do Sul e Campo Grande não são tradicionalmente vistos como centros da moda brasileira, espaço que ainda é ocupado pelo eixo Rio-São Paulo. Para a modelo e idealizadora do projeto, o evento vem para descentralizar o mercado e afirmar identidades periféricas.
“A própria palavra ‘Ybyrá’ vem do Tupi-Guarani, e significa raiz profunda, tronco, vem próprio esse lugar do conhecer, e é exatamente para subverter o ‘quem pode e quem não pode’. Obvio que temos que estar atentos às tendências e exigências do mercado, mas se o mercado não te inclui, a partir do momento que você se compreende e sabe do seu potencial, ninguém te para, e meu desejo é que cada um crie suas oportunidades se não as tiverem, depois do projeto terminar. Se há desejo de se tornar modelo, que haja também desejo de se estabelecer na profissão de alguma forma, aqui no estado ou fora”.
O encerramento do workshop será marcado por uma sessão de fotos profissional, proporcionando aos participantes uma vivência prática do mercado e registros que poderão impulsionar sua trajetória no mundo da moda.

Prata da casa A Corumbaense LuanaGuimarães construiu sua carreira no cenário internacional da moda – Foto: reprodução/redes sociais
Pensando no futuro do Ybyrá Lab, a perspectiva é de continuidade e expansão. “Antes do projeto, eu já mentorava de forma particular alguns modelos, conforme suas necessidades. Todos, sem exceção, vieram me buscar para desenvolver isso com eles”, afirmou. Nomes como Tiago Lopes Duarte, Mariah Nobre, Talita Vieira e Bernardo Balsani foram os primeiros a integrar esse processo de mentoria. Além disso, Isabela destaca sua experiência no Grupo Casa, onde idealizou e compartilhou a produção do Casa Cult Moda, ao lado da estilista Dayane Bento. “Houve duas edições, com bate-papos e profissionais diversos do mercado da moda”, lembrou. A ideia é, portanto, continuar com produções culturais que envolvam a moda de maneira geral, sempre fomentando o conhecimento, as conexões e a identidade que ela traz para o mercado, visando impactar positivamente a carreira de muitos que buscam apoio e direção.
O projeto foi contemplado através do “Edital de Fomento a Projetos Culturais na Área de Criação/Experimentação em Moda & Design”, com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), fortalecendo a produção cultural e criativa em Mato Grosso do Sul.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 26 de outubro pelo Instagram oficial do projeto: @ybyra.lab. Apenas 15 vagas estão disponíveis.
Serviço
O projeto ‘Ybyrá Lab – Workshop Intensivo para Modelos’, será realizado entre os dias 1º e 8 de novembro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.
Por Amanda Ferreira e Carolina Rampi
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram