“Lonely and Old Man” é a mais nova canção da Wihsky de Segunda, lançada ontem (1º) no Dia Internacional do Idoso, a faixa foi escrita pelo guitarrista Jefferson Pasa e no clipe a banda se colocou na pele dos idosos para retratar o abandono.
“Essa era uma ideia que tínhamos faz tempo. A gente vinha matutando isso, mas a ideia principal era fazer um evento no asilo e lançar algum vídeo com o pessoal de lá. Tentamos uns três anos e meio que não tivemos apoio, da parte da Prefeitura, do Estado. É difícil você conseguir fazer um vídeo desse estilo com pessoas que estão lá, preciso ter um psicólogo junto e várias coisas”, explica Pasa.
Seis minutos de um blues lento contam a história de um idoso – vivido pelo vocalista Robson Pereira – deixado pela filha no asilo, onde encontramos toda a banda: Jefferson Pasa (guitarra), Rick Drummer(bateria) e Cauê Fava (baixo) também como pessoas da terceira idade, com maquiagem feita por Raíssa Araújo.
Whisky de Segunda, além da música é conhecido pelo trabalho social que realiza, com a banda sempre levantando em suas letras a bandeira de assuntos que precisam ser discutidos pela sociedade, assim como ações sociais para promover entidades beneficentes.
Encarar essa nova “empreitada” de se maquiar e representar os idosos, pensando em protegê-los, mas ao mesmo tempo expondo esse problema que é o abandono, foi um novo desafio. Conseguimos demonstrar um pouco do que eles passam, acrescentou o baterista Rick Drummer.
Sobre o novo trabalho, Jefferson revela: “esse ano decidimos que faríamos de qualquer forma, e ainda veio a pandemia para dar uma atrapalhada. Surgiu a ideia então de ficarmos velhinhos através de maquiagem e preservar a vida dos idosos. Então, a letra surgiu igual eu fiz algumas outras, você tem que ficar em silêncio e imaginar que é um idoso que foi abandonado. O que você sentiria?”.
“É tentar sentir e aí você transpõe para a letra. O estilo que escolhemos, no nosso caso, é o ‘slow blues’, que é lento, onde até os escravos quando cantavam na época de 1920-1910, lamentavam alguma parte da vida deles através desse ritmo”, comenta ainda o guitarrista sobre as característica da “Lonely and Old Man”.
Ele ressalta que: esse ano as pessoas idosas estavam em pauta de novo devido a pandemia do novo coronavírus. Mas a doença se tornou uma barreira para nossa produção do videoclipe. Então tivemos a ideia de nos transformar em velhinhos, para não arriscar a vida de nenhum deles e ao mesmo tempo fazer a coisa acontecer, diz Jefferson.
Robson aponta que, com o fim da pandemia, a expectativa de relançar o trabalho em casas de idosos . Nós já fizemos alguns eventos em prol do asilo. Mas sempre quisemos fazer um show especial para eles. E acredito que esse vídeo abrirá caminho para estarmos presentes lá. Quando acabar esse isolamento”, disse.
(Texto: Leo Ribeiro)