Obra escolhida visa destacar e também fomentar a literatura regional do Estado
Com a aproximação de mais um ano de vestibulares, muitos alunos estão buscando se munir de conhecimentos. Para isso, referências de livros e conteúdos têm sido indispensáveis para quem tem o sonho de ingressar em uma faculdade e, para ajudar neste feito, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indicou, para o Vestibular 2021, nove obras nacionais, entre elas o livro “Vias do Infinito Ser”, do poeta escritor e compositor Rubenio Marcelo, com o objetivo de estimular e destacar ainda mais a literatura de Mato Grosso do Sul.
“A indicação deste livro deixa- -me feliz por principalmente constatar que o gênero Poesia está sendo prestigiado num tradicional Exame muito reconhecido. E, como autor residente em MS, cumprimento a comissão específica da renomada UFMS, por celebrar a literatura regional. A poesia precisa ser sempre prestigiada, pois ela mostra o pensamento humano e nos permite viajar pelo nosso infinito”, relata Rubenio, que atualmente ocupa a cadeira número 35 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Livros obrigatórios
Foi indicada pela UFMS uma relação de nove obras de autores da literatura de língua portuguesa, para que sejam estudadas e sirvam como base para questões e conhecimentos dos alunos.
Os livros são: “Marília de Dirceu”, de Tomás Antonio Gonzaga; “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis; “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “Viagem e Vaga Música”, de Cecília Meireles; “Sagarana”, de Guimarães Rosa; “O Encontro Marcado” de Fernando Sabino; “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles; “Cinzas do Norte”, de Milton Hatoum; e Vias do Infinito Ser, de Rubenio Marcelo.
(Confira mais na página C2 da versão digital do jornal O Estado)