Estreia hoje nos cinemas, o 29º filme do Universo Cinematográfico Marvel com elenco poderoso
Por Marcelo Rezende
Eis que, para a alegria dos fãs do Universo Cinematográfico Marvel, finalmente chega à telona “Thor: Amor e Trovão”, dirigido e roteirizado por Taika Waititi, que conta com Jennifer Kaytin Robinson também no enredo. Além de Chris Hemsworth, de volta como o Deus do Trovão, o elenco também é formado por Natalie Portman (“Cisne Negro”), Christian Bale (“Cavaleiro das Trevas”), Tessa Thompson (“Creed”) e Russell Crowe (“Gladiador”). Os atores de “Guardiões da Galáxia”, Chris Pratt, Karen Gillan, Zoë Saldana, Dave Bautista e Pom Klementieff farão uma participação especial no longa.
“Thor: Amor e Trovão” é a quarta aventura solo de Thor (Chris Hemsworth), personagem da Marvel. O próximo filme do super-herói pretende ser a sequência direta de “Thor: Ragnarok” e o 29º filme do Universo Cinematográfico Marvel. O longa, além de representar os acontecimentos de “Thor: Ragnarok”, promove a volta de Jane Foster (Natalie Portman), que se transforma na versão feminina de Thor. Os Guardiões da Galáxia terão papel importante na história, trazendo aventuras que podem fazer o filho de Odin questionar seu papel como Deus do Trovão, precisando contar com o apoio de grandes aliados como Valquíria (Tessa Thompson) e Korg (Taika Waititi) para enfrentar suas lutas. O filme ainda apresenta Gorr (Christian Bale) – sendo o grande vilão da narrativa – e, ainda, Zeus (Russell Crowe).
Crítica especializada
“Thor: Amor e Trovão” já teve suas primeiras impressões divulgadas pela crítica especializada. De acordo com o site agregador de críticas “Rotten Tomatoes”, o longa recebeu 71% de aprovação em 152 avaliações, com nota média de 6,8/10, até o fechamento desta edição.
Ben Travis, da revista “Empire Magazine”, aprovou o longa. “É mais estranho do que ‘Ragnarok’, mas incrivelmente mais sincero em seu desenvolvimento.” O crítico também afirma que “a sequência de Taika [Waititi] é uma explosão grande e bonita. Você vai adorar e, provavelmente, trovejar também. É uma aventura clássica de Thor!”.
Donald Clarke, do periódico irlandês “Irish Times”, também curtiu o novo filme de Taika Waititi. “Na maior parte do tempo, o público de ‘Love and Thunder’ vai se divertir tanto quanto o elenco parece estar se divertindo (se isso for possível).”
“Este é de longe o melhor filme de Thor do MCU até agora, mesmo sem Loki. Waititi misturou a comédia maluca com grandes cenas de ação e habilmente equilibra o humor com o conteúdo emocional. Até as armas de Thor se tornam personagens neste filme sobre o amor”, disse Jana Monji, do site Age of the Geek.
Já Brian Lowry, do site noticioso CNN, não se empolgou com o filme. “A impressionante mistura de tons e estilos que o diretor Taika Waititi fez em ‘Thor: Ragnarok’ em grande parte fracassa em ‘Thor: Love and Thunder’, que não é tão engraçado quanto quer ser, tão emocionante quanto precisa ser ou romântico como deveria ser.”
Críticos brasileiros já deram seu parecer sobre o 29º filme do MCU. Julia Sabbaga, do site Omelete, elogiou bastante a obra. “‘Thor: Amor e Trovão’ acerta em cheio em tantos aspectos. Mas ao vir na sequência de ‘Doutor Estranho 2’, que já havia introduzido uma estética surpreendentemente bonita para o MCU, ‘Thor: Amor e Trovão’ acaba assombrado por seu antecessor e pelos acertos de seu próprio diretor em Ragnarok. A ideia de entregar um filme exagerado e brega como o melhor do hard rock dos anos 80 é ótima – é uma pena que ele tenha deixado de lado o tão importante melodrama, que fez do gênero tão único até hoje”.
Vinícius Veloso, do site Metrópoles, além de aprovar o filme, chamou a atenção para as cenas pós-créditos. “Após muitas piadas, momentos fofos e de heroísmo inesperados, o filme chega ao fim com trechos emocionantes e uma bela mensagem sobre a importância do amor. Talvez Thor finalmente tenha encontrado o seu propósito e algum motivo para viver, fato que pode empolgar – ou não – os fãs sobre os próximos enredos envolvendo o Deus do Trovão. Ah, não deixem de assistir os créditos. As famosas cenas pós-filme podem indicar um novo caminho a ser seguido pela Marvel.”
Camila Sousa, do site Jovem Nerd, falou sobre as dicas do que vem por aí nas próximas produções da Marvel. “Em sua essência, ‘Thor: Amor e Trovão’ tem todos os elementos característicos do Universo Cinematográfico da Marvel. Há cenas de ação dignas de grandes páginas dos quadrinhos, brincadeiras com os personagens, referências por todos os lados e uma piscadela para os próximos planos do estúdio.”
Camila encerra apontando que os fãs podem esperar o melhor no futuro do MCU. “No meio de tudo isso, Taika Waititi construiu uma história com significado, incluindo uma mensagem que vai além de teorias para o futuro nos cinemas e easter-eggs. Isso prova como a Marvel (e os fãs) só têm a ganhar quando o estúdio equilibra com sucesso os planos de um universo maior, com um trabalho autoral e minucioso.”
“Thor: Amor e Trovão” estreia hoje nos cinemas e a classificação indicativa é de 12 anos.
Confira mais notícias na edição impressa do Jornal o Estado MS.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.