“Shang-Chi e a lenda dos dez anéis” chega aos cinemas

Shang-Chi foi ovacionado pela crítica
Foto: Divulgação

Novo filme do Universo Cinematográfico Marvel foi ovacionado pela crítica especializada

A Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel chegou para mostrar que o estúdio pretende mesmo inovar e quebrar a famigerada “fórmula” que acabou se esgotando com o tempo. “WandaVision”, primeira série da Marvel para o Disney+, inovou dando uma pitada de “sitcom” em sua trama. “Falcão e o Soldado Invernal” também chamou atenção inserindo temas raciais na série. “Loki” abriu portas para o que vem por aí e “Viúva Negra” foi a despedida de Scarlett Johansson do Universo Marvel. Agora, apostando em representatividade, a Marvel traz aos cinemas “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”.

Liderado pelo ator sino-canadense Simu Liu, que interpreta Shang-Chi, o elenco conta com a atriz e comediante Awkwafina (“Katy”), Tony Leung (“Xu Wenwu”), Fala Chen (“Li”) e Michelle Yeoh (“Ying Nan”). O roteiro, escrito por Dave Callaham, Andrew Lanham e pelo diretor Destin Daniel Cretton, consegue misturar drama, ação e comédia de maneira brilhante, trazendo um humor mais adulto e menos pastelão que consegue fazer rir sem as infames piadinhas outrora usadas demasiadamente nos títulos da companhia. Na trama, acompanham a história de Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que foi criado por seu pai em reclusão para que pudesse focar totalmente em ser um mestre de artes marciais.

Entretanto, quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar e traçar o seu próprio caminho.

 

Curiosidades

O ator Simu Liu não sabia lutar e a preparação para viver o herói foi intensa; os treinos começaram muito antes do início das gravações do filme. “Eu sabia que o Shang-Chi não é um personagem que tem uma máscara ou um traje de alta tecnologia, o que significava que eu teria que fazer muitas das coisas que aparecem em cena. Soube desde o primeiro dia e estava muito empolgado para começar”, afirmou o ator, que treinou em Toronto, no Canadá, e em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Quando chegou a Sydney, na Austrália, para gravar o longa, ele recebeu um treinamento intensivo com especialistas em vários tipos de artes marciais. “Eu, literalmente, senti que estava aprendendo com os melhores do mundo. Passamos por quase todos os estilos de luta imagináveis conhecidos pelo homem, inclusive aqueles que não apareceriam no filme.” Liu praticou kung fu chinês tradicional, wushu, hong chen, muay thai, silat, krav maga e jiujítsu. Fora isso, o intérprete do novo herói da Marvel também treinou boxe e lutas de rua.

 

Polêmica nos bastidores

Diferente dos filmes “Viúva Negra” e “Cruella”, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” não terá um lançamento simultâneo no Disney+ pelo Premier Access. Segundo divulgado pelo “USA Today”, o CEO da Disney, Bob Chapek, disse em uma reunião com investidores que alguns lançamentos precisaram acontecer nos cinemas e na plataforma de streaming ao mesmo tempo em razão da pandemia e o filme protagonizado por Simu Liu será “uma experiência interessante”, pois o planejado é que ele entre no catálogo do Disney+ apenas no dia 18 de outubro.

o dia 18 de outubro. Bob disse ainda que os resultados obtidos com esse lançamento intervalado devem definir como serão lançados os futuros títulos do estúdio. O intérprete do super-herói parece não ter gostado das declarações do CEO da Disney e fez um post polêmico no Twitter. “Não somos um experimento. Nós somos o azarão; o subestimado. Nós somos os quebradores de teto. Somos celebração da cultura e da alegria que perseverará após um ano de combates. Nós somos a surpresa. Estou empolgado pra porr* para fazer história”, escreveu Simu Liu.

 

Crítica especializada

Os críticos norte-americanos não economizaram elogios para “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”. No site agregador de resultados Rotten Tomatoes, a produção está com 92% de aprovação, com nota 7.70/10 baseada em 134 reviews até o fechamento desta matéria. Os especialistas aprovaram a atuação de Simu Liu, que vive o protagonista, bem como as cenas de ação e o teor cômico do roteiro.

“Em algum ponto durante uma das melhores cenas de perseguição de carro na história do cinema de São Francisco, ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’ deixa pelo menos uma coisa gloriosamente clara: hoje, você estará fazendo seu dinheiro valer a pena no cinema”, disse Peter Hartlaub do jornal “San Francisco Chronicle”. Já segundo o jornalista Tim Robey, do jornal britânico “Daily Telegraph”, o filme é um grande acerto do MCU. “É a Marvel fazendo o que a Marvel faz, mas acertando quase tudo desta vez – e isso é raro.”

John Wenzel, crítico do “Denver Post”, considerou a nova produção da Marvel um grande passo entre suas produções até o momento. “É uma revigorante elevação para esta próxima fase de dominação mundial da Marvel. Você parte genuinamente querendo ver mais de Shang-Chi, mesmo sabendo que iremos encontrá-lo novamente em breve”.

Borys Kit, da revista norte-americana da indústria do entretenimento “Hollywood Reporter”, acredita que se trata de um filme de super-herói novo e que consegue entreter o público. “Embora seus elementos díspares não se misturem tão perfeitamente quanto deveriam, eles no final resultam em um filme de super-herói novo e divertido o suficiente para parecer que vale a pena uma rodada”.

Bruno Botelho, do site Adoro Cinema, classificou o filme como muito bom. “‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’ é uma aventura cheia de ação, mas também com muito coração ao falar sobre relações familiares. A história de origem de Shang-Chi coloca ele como um dos personagens mais legais e interessantes no Universo Cinematográfico Marvel com um passo importante na representatividade asiática e celebração dessa cultura em uma mistura perfeita entre o universo urbano e místico. Vamos aguardar ansiosamente os próximos passos de Shang-Chi e sua turma na Marvel”.

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” estreia hoje nos cinemas e a classificação indicativa é de 12 anos.

(Texto de Marcelo Rezende)

 

Confira mais notícias do jornal impresso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *