A criação da Semana do Hip-Hop no Município foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande. O Projeto de Lei 10.308/21, de autoria do vereador Júnio Coriga (PSD), que contou com a participação ativa dos integrantes do Nação Hip Hop Brasil- MS.
A Semana do Hip-Hop terá ações públicas e privadas, que pretendem movimentar todos os bairros e a região central, com festivais e eventos nas escolas, e data escolhida, dia 24 de janeiro, faz memória ao dia de falecimento do rapper Sabotage.
De acordo com o vereador Coringa, a cena do Hip-Hop em outras capitais é muito forte, e aqui em Campo Grande atualmente é a maior, mas não é valorização, por isso a necessidade desse projeto, para mostrar que essa cultura que é muito rica, e que também salva vidas, quando tira a juventude das ruas, das drogas e da marginalização.
Com o apoio do Poder Público, a comemoração da Semana do Hip-Hop irá fomentar e promover a conscientização da população sobre esta cultura, o que irá garantir aos apreciadores do estilo, o lazer, o acesso à cultura e a integração social. por das manifestações artísticas e culturais em espaços diversos.
“O trabalho social que pode ser feito em torno dessa atividade artística vai além da música e da dança. É um estilo de vida, que utiliza as letras das músicas para expor problemas em comum. É uma união cultural que dissemina bons frutos por meio de organizações que abrigam, cada vez mais, jovens e crianças com uma filosofia com a qual se identificam e que serve como ferramenta de integração e inclusão social”, explica o parlamentar.
A expectativa é que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) aprove o projeto e que a Semana do Hip-Hop entre no calendário do Município.