Despontando no cenário sertanejo, com o último lançamento “Dedicação Exclusiva” em setembro, contando com o videoclipe dirigido por Bruno Fioravanti (que atende nomes de peso como Ivete Sangalo, Seu Jorge e Chitãozinho & Xororó, entre outros) – Rita Garcia impressiona por sua postura, voz e pela força de vontade e superação que teve ao enfrentar o câncer de mama. Hoje a artista, curada da doença, prepara-se para o lançamento de seu novo e segundo álbum completo que, produzido pelo experiente Laércio da Costa, contém além do single, outras 11 faixas inéditas distribuídas pela Sony Music.
“Fico feliz de estar com esses profissionais, que são muito bons, Laércio da Costa, que mais recente fez Thaeme e Thiago – o DVD -, e o Bruno Fioravanti com Simone e Simaria. Gostei bastante do clipe, tanto da produção dele em si como do próprio CD”, explica Rita Garcia em entrevista ao caderno de Artes&Lazer.
Subindo aos palcos há três anos como profissional, a música já esteve presenta na vida da cantora, que – ao descobrir o câncer de mama – não deixou-se abalar e agarrou a força motivadora que a arte traz, para fazer ainda mais e diferente. “Eu canto desde menina, sempre gostei de cantar. Depois veio o meu casamento, tive meus filhos que criei, só que em 2014 eu tive um câncer de mama, quando o Raul Gil me homenageou no outubro rosa, minha família falou, deram depoimentos… a partir daí, mesmo esperando exames, sem saber se precisaria de químio ou não eu nunca parei de cantar, fosse em festa de família ou com os amigos”, conta Rita.
“Acho que a música me ajudou muito nesse sentido da doença. Depois disso, me tratei, fiquei bem e falei: ‘agora vou realizar meu sonho’. Olhei com mais carinho para mim, que tenho os meus filhos criados, com suas profissões, então resolvi realizar esse sonho meu, quando fui no Raul Gil e contei minha história para ele”, destaca ainda a cantora.
Sobre seu último lançamento, Rita aponta que: “essa música é de uma compositora do Espírito Santo (com assinatura de Fran Locateli, João Gustavo e Carlos Randall) e a primeira vez que ouvi eu adorei a letra dela. Fui até eu quem escolhi para poder ser a primeira a ser lançada”.
“A ‘Dedicação Exclusiva’ eu lancei em 13 de setembro e sobraram ainda 11 músicas para eu lançar. Inclusive agora, conversando com umas meninas na rede social, nós vamos lançar agora no dia 29 de novembro uma mais animada, sobrando outras 10”, ressalta ainda.
Tendo experiência de palco, abrindo shows de músicos consagrados como Milionário e José Rico, Rio Negro e Solimões, Cesar Menotti e Fabiano, Almir Sater, Chitãozinho e Xororó, Naiara Azevedo, Marilia Mendonça, entre outros, Rita analisa que: “hoje as mulheres estão muito em alta, gosto muito por exemplo da Marília Mendonça, me inspiro nela. Ainda novinha amava Chitãozinho e Xororó, tanto que meu primeiro EP eu gravei Evidências”.
“A Marília é muito simpática, conheci ela, entrei no camarim, tirei foto. O último show que eu fiz, lembro do que ela me falou, ela me olhou e falou: ‘nossa que roupa linda’. Eu agradeci, tirei foto, filmei com minha filha e, foi muito engraçado porquê sigo ela no instagram e no chá de bebê do filho dela percebi que estava com uma roupa igualzinha a que eu abri o show… mostrei para todo mundo aqui”, revela ainda.
Rita Garcia, finaliza dizendo que: “o câncer de mama abala muito a mulher, em todos os sentidos, então é preciso ter força e tratar direitinho que tudo dá certo. Eu sempre tive esse sonho de cantar num palco, ter uma banda, então resolvi realizar ele agora porquê eu quis. Porquê a gente quer ter paz e ser feliz na vida. O que importa pra mim hoje é minha família que me apoia”.
Serviço: Além das plataformas de streaming – que já possuem o último single “Dedicação Exclusiva” – você pode conhecer Rita Garcia através das redes sociais Instagram @ritagarciacantora; YouTube e Facebook @RitaGarciaoficial.
(Texto: Léo Ribeiro)