A chegada de um novo ano para muitos é cheia de superstições e rituais para atrair boa sorte. O próprio costume de utilizar roupa branca durante o réveillon serve para atrair paz, não só para si, mas para todo mundo. Além disso, existem pequenas tradições que podem atrair fartura, prosperidade e, até mesmo, amor.
De acordo com o sociólogo Paulo Cabral, o período de Ano-Novo se tornou um rito de passagem para a população, que segue uma série de costumes, que também podem ser chamadas de tradições, ou simpatias. Seja qual for o nome, a intenção é que as energias sejam renovadas, para que o ano comece da melhor forma possível.
O fim de ano é um rito de passagem e esses ritos, que para a maioria das pessoas, carregam consigo uma série de práticas que trazem proteção. Essa é uma procura comum, que preza pela purificação das energias do ano que passou, para o novo ano seja um tempo auspicioso, repleto de boas notícias, contou.
Cabral relata que esses costumes estão relacionados com a forma que a pessoa lida com seus desejos para o ano. Na prática, significa que quanto mais se deseja, mais se corre atrás e, logo, os pedidos são atendidos, pois houve mais dedicação nos projetos realizados.
Essas práticas possuem uma simbologia, que segue de acordo o que é desejado. Essa crença de que as coisas vão acontecer acaba suprindo essa necessidade de autoconfiança, o que torna possível que os planos saiam do papel, afirmou. E completou: Mesmo após um ano como 2020, se a pessoa realmente acredita, não se deve deixar de fazer as suas simpatias, para que o ano comece com as energias renovadas.
Foi em meio a esses costumes que a dona de casa Beatriz Oliveira, 22 anos, cresceu. A tradição deixada pela avó é mantida pelos pais e passado aos poucos para a filha dela. Entre as simpatias realizadas existem duas, feitas com romã e uva, para atrair prosperidade.
Isso vem desde a infância. Não tem um ano que eu lembre que minha mãe deixou a gente sem manter esse costume. Todo ano, nós chupamos seis uvas e jogamos para trás, como sinal de boa sorte. Além disso, também comemos lentilha na virada e sempre trocamos as sementes de romã que levamos na carteira, para atrair dinheiro e fartura. Tentamos nos reunir todos os anos. Este vai ser um pouco diferente, mas, cada um em sua casa, vai fazer o ritual” , revelou.
10 simpatias para o Ano-Novo
Vestir branco: Em todo o país, o branco é predominante na noite de Ano-Novo. Muitos acreditam que usar roupa branca no réveillon atrai paz e boas energias para que o ano seja repleto de transformações positivas.
Vinho e espumantes: Por serem feitos com uvas, acredita-se que o vinho e o espumante trazem sorte e prosperidade para o novo ano. Aliado ao consumo em taças de cristal, a simpatia purifica, inclusive, energias espirituais.
Lentilhas: Diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser muito eficaz.
Lingerie colorida: A cor da roupa íntima costuma atrair boas energias. Cada cor tem um significado e deve ser escolhida de acordo o que se espera no próximo ano. O amarelo, por exemplo, é sinônimo de otimismo, prosperidade e alegria; o vermelho, paixão e energia! Quer amor? Aposte no rosa.
Peixe na ceia: Dizem que na ceia do Ano-Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, pois eles ciscam para trás, o que significa atraso na vida. A dica é trocar por um peixe, que só nada para frente – sinônimo de prosperidade.
Romã: Para quem deseja mais dinheiro, a dica é chupar sete sementes de romã na noite de Réveillon e não jogá-las fora. Em seguida, deve embrulhar as sementes em um papel e guardar o pacotinho na carteira. A simpatia deve ser renovada todos os anos.
Arroz cru: Para ter prosperidade e sucesso, coloque punhados de arroz cru por todos os cantos da casa, mentalizando o desejo para você e toda a sua família. Retire o arroz no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, e jogue-o fora.
Banho de ervas: O banho de ervas traz boas energias e serve para começar o ano bem. Na manhã do dia 31 de dezembro, prepare um punhado de folhas de eucalipto, melissa e hortelã, ferva em dois litros de água e coe. Quando estiver morno, após o banho, jogue essa água no corpo do pescoço para baixo.
Dinheiro no sapato: Segundo os povos do Oriente, a energia entra no corpo pela região dos pés. Para atrair dinheiro, a simpatia prega que durante a noite de Réveillon, as pessoas devem guardar uma nota de dinheiro no bolso e colocar outra no sapato.
Frutas secas: Uva-passa e frutas secas, como pêssego e figo, na ceia simbolizam sorte e fartura. Outra simpatia de Ano-Novo bem prática é comer doze bagos de uva, sendo um para cada mês, e fazer um pedido para cada um. A fruta é sinônimo de prosperidade.
(Texto: Amanda Amorim)