Festival gratuito une diversão, cultura e ação social em uma celebração inclusiva
No compasso do reggae, Campo Grande se prepara para celebrar o Dia das Crianças com um evento que vai além da diversão. Neste domingo, 12 de outubro, a Plataforma Cultural será tomada por música, arte, solidariedade e boas vibrações com a chegada do Reggae Kids, um festival gratuito pensado especialmente para reunir toda a família.
A proposta vai além do entretenimento: com atrações musicais comandadas pelo Rockers Sound System & Convidados, pintura facial, brinquedos, feira de expositores locais e uma forte ação de arrecadação solidária, o evento transforma o espaço público em um ponto de encontro para celebrar a infância com consciência, cultura e inclusão. Das 14h às 22h, o reggae embala não só o som, mas também a proposta de união e cuidado coletivo.
Mais do que um gênero musical, o reggae é um movimento artístico, político e social que promove liberdade, resistência e expressão, valores que também podem (e devem) ser compartilhados com as crianças. Realizado pela Associação Reggae de Mato Grosso do Sul, o Reggae Kids nasce como um convite à convivência, à cultura de paz e à valorização da infância em sua forma mais colorida e plural.
Aproximando novas gerações
Para Diego Manciba, presidente da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul e idealizador do evento, o Reggae Kids nasceu da vontade de aproximar o gênero das novas gerações e oferecer um espaço cultural inclusivo para toda a família.
“A gente acredita que o reggae é mais do que música. É uma forma de educar, de compartilhar valores, celebrar a vida e fortalecer os laços com a comunidade.Nosso objetivo é proporcionar um dia de alegria, cultura e solidariedade, integrando pais, filhos e todos ao redor da Esplanada Ferroviária, em uma verdadeira celebração da infância com boas vibrações”, explica Manciba.
Entre as atividades voltadas especialmente para o público infantil, Diego destaca a presença de pintura facial, brinquedos e intervenções recreativas pensadas para estimular o brincar livre, sem competição
“Queremos que cada criança se sinta parte da celebração e leve para casa boas lembranças, cores, alegria e esse aprendizado que o reggae transmite e educação, respeito e colaboração”, afirma.
A solidariedade também será um dos pilares do Reggae Kids. Durante todo o evento, a equipe da Associação Reggae MS e voluntários estará na recepção da Plataforma Cultural recebendo doações de alimentos, roupas e brinquedos, que serão triados e destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. A proposta é que a celebração do Dia das Crianças também seja uma oportunidade de compartilhar e cuidar da comunidade.
“Ainda não temos um número exato de famílias beneficiadas, mas sabemos que conseguimos atender muita gente, desde moradores em situação de rua que estiverem passando pelo local, até instituições parceiras como a CUFA e outras organizações sociais”, conta.
Importância Cultural
Para Diego Manciba, a combinação entre música, cultura e ação social no Reggae Kids é uma ferramenta poderosa de transformação,especialmente quando se trata de inspirar as novas gerações.O evento acontece na Plataforma Cultural, um espaço tombado do centro de Campo Grande, e segundo Diego, a escolha do local também reforça o compromisso com a valorização do patrimônio e da convivência cidadã.
“As crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras. Por isso, queremos mostrar que é possível se divertir, cuidar do espaço público e ainda ser solidário. Nosso objetivo é que todo mundo chegue bem e saia melhor do que chegou, levando boas lembranças e consciência coletiva”, destaca.
A programação musical do Reggae Kids promete ser uma imersão sonora autêntica, guiada pelo pioneirismo do Rockers Sound System, escolhido como atração principal. De acordo com Diego Manciba, o coletivo é responsável pelo primeiro sistema de som voltado ao reggae no Mato Grosso do Sul e acumula quase duas décadas de atividade.
“Eles são referência. Onde vão com suas caixas artesanais, levam junto uma experiência única, tocando discos de vinil raros, das décadas de 70, 80 até produções atuais e autorais, incluindo artistas locais”, explica. Mais do que um show, a presença do Rockers cria um universo musical que conecta gerações e reafirma a identidade do reggae no Estado.
Finalizando, Manciba afirma que a cultura reggae vem conquistando cada vez mais reconhecimento em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul, resultado de uma atuação constante e articulada do movimento na cena local. Para ele, o objetivo da Associação Reggae MS é consolidar o reggae como um movimento cultural, social e educativo, que ultrapassa os palcos e ecoa nas ruas, escolas e comunidades.
“Tivemos importantes conquistas, como a criação do Dia Municipal do Reggae, em 17 de junho, e do Dia Estadual do Reggae, em 1º de julho, além da realização de eventos como o Festival Dread Day e o tradicional Bloco Reggae, que já acontece há mais de uma década no carnaval”, reafirma.
Serviço: O evento acontece neste domingo, dia 12 de outubro, das 14h às 22h, na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária (Av. Calógeras, 3015 – Centro), em Campo Grande. Quem comanda a trilha sonora da tarde são os veteranos do Rockers Sound System & Convidados, que assumem as pick-ups com muito reggae, dub e boas vibrações, em um set recheado de vinis e produções autorais.
Amanda Ferreira
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram