Rede Educativa adiciona à grade programação sobre cultura e ações de cidadania Programa semanal visa trazer visibilidade às ações e políticas públicas

Programa que será veiculado semanalmente visa trazer visibilidade às ações e políticas públicas

Um acordo de cooperação para a produção de programas de rádio e televisão está sendo definido entre o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa), Youssif Domingos, e o secretário-adjunto da da Secic (Secretaria de Estado e Cidadania e Cultura), Eduardo Romero, O objetivo do acordo é dar visibilidade às ações e políticas públicas com reportagens e entrevistas, informando o público sobre agendas culturais.

Durante a discussão do possível acordo de cooperação, também estavam presentes o diretor administrativo e Financeiro da Fertel, Airton Rodrigues, e o diretor de Rádio e TV da Rede Educativa, Joel Silva.
“A Rede Educativa segue aprimorando seu conteúdo, dentro do objetivo de oferecer ao público informação de qualidade, tanto na área cultural quanto de cidadania, e prestação de serviço. Além desse objetivo, a Fertel reforça as medidas do Governo do Estado de apoio ao setor de cultura, que é muito representativo, importante para a cadeia de serviços e área do entretenimento, mas que foi duramente afetado pela pandemia de COVID-19”, destaca o diretor-presidente da Fertel, Youssif Domingos.

De acordo com o Portal Educativa, a proposta prevê a veiculação na rádio Educativa FM 104.7, do programa “Cultura e Cidadania no Ar”, apresentado por Mariana Rondom, da FCMS (Fundação de Cultura), Jaqueline Hahn e Eliane Souza. O programa será veiculado semanalmente na emissora, que propõe também uma grade de programações com boletins e informes sobre as atividades culturais e ações de cidadania, produzidos pela equipe da Fertel, em parceria com a Secic e FCMS.

Políticas públicas

De acordo com o secretário adjunto de Cultura e Cidadania, Eduardo Romero, a ideia do programa surge da necessidade de levar à sociedade, ações que são realizadas pela SECIC, que abrangem além da área cultural, também as políticas públicas de cidadania. “Temos oito subsecretarias, que desenvolvem várias atividades e atendimentos que muitas vezes são desconhecidos do público em geral. Por exemplo, na Sala Lilás, em parceria com vários órgãos e prefeituras, realizamos acolhimento e atendimento especial a mulheres vítimas de violência”.

Romero destacou a receptividade da direção da Fertel às propostas e importância da divulgação. “A Secretaria trabalha com o que denominamos de Política de Direitos. Assim, para que o cidadão tome conhecimento e possa usufruir, temos de fazer chegar na ponta as informações, com a divulgação correta. Exemplificando, temos no Estado 22 comunidades quilombolas. Só em Campo Grande são três, sendo duas em área urbana. E essa informação é desconhecida de muitas pessoas. Então, para que todos tenham acesso às informações e aos trabalhos executados, essa parceria se reveste de grande importância”.

Para o titular da Secic, João César Mattogrosso, essa parceria será de grande pertinência para fortalecer as ações desenvolvidas para os segmentos. “Trabalhamos em diferentes frentes e, divulgar o desenvolvimento de políticas públicas, além de todas as ações realizadas para fomento da cultura, será de grande importância para promover o acesso à informação e interação com o público sul-mato-grossense”.

(Texto: Beatriz Magalhães)

 

Leia as matérias do caderno impresso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *