Projeto Social promove educação por meio da arte

Divulgação/Agência Brasil
Divulgação/Agência Brasil

A Unicirco (Universidade Livre do Circo) – projeto idealizado pelo ator, diretor e instrutor circense Marcos Frota, anunciou que um de seus alunos – o trapezista Julio Cezar, passará a integrar permanentemente a trupe do espetáculo Mystère, do Cirque du Soleil, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Nascida em Brasília em meados dos anos 2000, a Unicirco é um projeto social voltado para a educação de crianças e jovens com foco nas artes do picadeiro. Com apoio da Secerj (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), do governo estadual e da Fundação Parques e Jardins, além de patrocínio da Petrobras, a associação promove cursos e oficinas com foco em performance, operacionalização e criação de espetáculos circenses.

Segundo Frota, o circo é uma ferramenta de transformação humana e promoção da cultura por meio da cidadania. Ele acredita que o circo é uma porta para novas oportunidades de formação e de emprego, além de incentivar o foco e a disciplina em jovens de regiões carentes. “O circo rompe a barreira da língua e exporta nossos valores. Eu acredito que o circo está para um jovem brasileiro assim como o futebol. O artista de circo brasileiro é muito valorizado.”

“O menino do circo não pode perder tempo. É quase como um ginasta olímpico, um atleta de alta performance. A cabeça fica leve. Ele participa dos conflitos familiares de maneira saudável, e se transforma em referência em sua comunidade”, complementou.

(Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *