Projeto “Raiz da Trama” expõe peças em evento internacional

Foto: Alexis-Prappas-
Foto: Alexis-Prappas-

Arquiteta sul-mato-grossense vai mostrar seu trabalho na Itália

O Salone del Mobile Milano, feira tradicional que já é realizada há 60 anos em Milão, na Itália, vai receber, entre os dias 6 e 12 de junho, pela primeira vez, uma coleção de design criada e produzida em MS, parte de um projeto idealizado e desenvolvido pela arquiteta e especialista em design de móveis Luciana Teixeira. A feira em questão é considerada como a maior do gênero no mundo e mostra o que há de mais novo em móveis e design.

O trabalho levado, a exposição “Raiz da Trama”, aborda o design como instrumento que entrelaça e conta histórias por meio das raízes e da cultura material e imaterial do Mato Grosso do Sul. As peças que compõem a coleção são produzidos com as técnicas ancestrais que integram o cenário histórico e cultural sul-mato-grossense, que é bastante vasto.

O projeto da arquiteta e especialista em design de móveis Luciana Teixeira foi aprovado pelo FIC (Fundo de Incentivo Cultural) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O contexto da cultura material e imaterial se traduz com força em elementos gráficos, técnicas e processos que mostram a influência de grupos de nativos e imigrantes que fazem parte do mosaico histórico e cultural do Mato Grosso do Sul, e compõem a natureza brasileira do litoral central.

Entre as peças, é possível ver características e tradições de MS, por meio das categorias: selaria pantaneira, trama étnica, trama quilombola, trançado guató e tear paraguaio. Com uma proposta atual, a coleção une tradição e modernidade, resultando em inovação. A utilização de materiais como couro, cipó, fibra dos aguapés e bambu aliado ao design moderno e às técnicas tradicionais dá identidade única e de exclusividade a cada uma das peças.

A arquiteta conta que o projeto é resultado de uma pesquisa longa e detalhada, que a levou a conhecer os territórios, ouvir sobre os hábitos desses grupos, a fim de conhecer suas origens saberes e trabalhos, que foram materializados em dezenas de peças, como luminárias, pendentes, arandelas e a cadeira que compõem a coleção, as quais contam histórias e eternizam a cultura. “Utilizar o design para contar histórias da cultura brasileira é minha grande paixão”, afirma.

Em Campo Grande, as peças podem ser adquiridas na loja Light Design, localizada na rua Euclides da Cunha, nº 1333.

Texto: Méri Oliveira – Jornal O Estado MS.

Confira mais notícias em Jornal O Estado MS.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *