Projeto promove teatro e oficinas para crianças da periferia

A atração será o espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi” / Foto: Assessoria/Divulgaçã
A atração será o espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi” / Foto: Assessoria/Divulgaçã

A atração será o espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”

O projeto “Escambo UBU Erê – Festival para Infância e Juventude” segue sua circulação em Campo Grande e chega nesta quarta-feira (8), às 9h30, ao projeto Misericordes, localizado na Rua Emiliana Arruda de Araújo, 403, no Parque do Sol, região sul da cidade.

A atração será o espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”, que traz personagens simbólicos transitando entre o real e o fantástico. Divertida e acessível, a peça provoca reflexões sobre pertencimento, natureza e cultura popular, integrando oficinas e a tradicional roda brincante, completando a programação formativa do projeto.

A presidente do projeto Misericordes, Helenilda do Carmo Silva, conta que a motivação veio da oportunidade que o Grupo UBU proporcionou ao trazer o teatro para crianças que não têm acesso a esse tipo de linguagem artística. “Creio que dessa forma eles possam ficar mais conscientes de forma leve e agradável”, afirma.

As crianças atendidas pelo projeto vêm de famílias que vivem nas proximidades do aterro sanitário, em situação de extrema vulnerabilidade. Atualmente, 70 crianças participam do período matutino, abrangendo 52 famílias.

“A rotina das crianças começa às 7h com café da manhã, seguida por oficinas de: badminton, educação financeira, cultivo de horta, balé, educação física, capoeira, música, artesanato, leituras e cinema”, explica Helenilda.

O idealizador do projeto e do Grupo UBU, Anderson Bosh, avalia a experiência da circulação do festival até aqui. “Tem sido muito gratificante passar por seis comunidades diferentes e perceber o quanto o teatro e as atividades culturais despertam a curiosidade e a imaginação das crianças. Estamos ansiosos para levar essa experiência ao Parque do Sol, onde acreditamos que o contato com a arte pode ampliar os horizontes das crianças de forma divertida e significativa.”

O projeto, financiado pelo edital Funarte Retomada 2024, com apoio da FCMS, Setesc e Governo do Estado, tem como objetivo levar arte e cultura a comunidades quilombolas, aldeias indígenas e bairros periféricos, promovendo inclusão social e democratizando o acesso ao teatro.

O Parque do Sol é a sexta comunidade a receber o projeto, que de abril a outubro percorre diferentes regiões de Campo Grande, realizando apresentações e atividades culturais. Cada comunidade recebe uma sessão de teatro, rodas brincantes e oficinas que estimulam a participação das crianças e o contato com a cultura popular.

O Escambo UBU Erê conta com produção executiva de Karen Freitas, produção logística de Kiara Kido, mediação de Clara Targino, gestão de projeto de Anderson Bosh, mentoria de produção de Douglas Moreira e Edner Gustavo, e coordenação pedagógica de Douglas Caetano. Em cena, os atores Anderson Bosh, Douglas Moreira e Edner Gustavo, sob sonoplastia e iluminação de Douglas Caetano, com social media de Bruna Fagundes.

 

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *