Recursos repassados pela FCMS visam auxiliar os artistas do carnaval
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) repassou R$ 250 mil para as escolas de samba, para a implementação do projeto “MS Meu Samba”, que tem por objetivo principal o apoio às Ligas de Escolas de Samba. Este segmento artístico de Campo Grande abarca mais de três mil carnavalescos, entre eles: bateristas, aderecistas, figurinistas, costureiros, mestres de bateria e brincantes de todas as idades.
Artistas oriundos das oito agremiações que compõem a Liga das Entidades Carnavalescas na Capital encontram-se, na atualidade, em situação de vulnerabilidade social, pois a renda básica obtida por essas famílias, na maioria das vezes, vem do carnaval. Dedicam-se o ano todo à produção desse espetáculo cultural e popular, que neste momento de pandemia não pôde ser realizado.
O projeto é um auxílio emergencial que visa ao fortalecimento de todas as categorias, buscando amenizar as dificuldades enfrentadas pelos artistas sul-mato-grossenses. Acredita-se ser este o momento para oferecer conhecimento, por meio de cursos e oficinas, aos trabalhadores da cultura de todos os segmentos, buscando um resultado positivo por meio da capacitação de profissionais, tornando-os mais preparados nas suas respectivas áreas de atuação.
Democratizando a cultura
Apostando em uma política de democratização da cultura, transparente e ágil, principalmente neste momento de enfrentamento da COVID-19, e visando atender a um quantitativo cada vez maior e diversificado de artistas, a Fundação de Cultura de MS pretende possibilitar e incentivar o artista local, valorizando sua arte, sua trajetória artística, sua história e seu jeito de ser, como forma de identificação de práticas e manifestações culturais existentes no Estado, além de apostar na contínua formação de plateia, mesmo em tempos de COVID19, propiciando assim melhor e maior entendimento e reconhecimento dos traços que marcam a produção artística em Mato Grosso do Sul.
O presidente da Lienca, Alan Catharinelli, falou sobre a importância do projeto “MS Meu Samba”. “As oficinas são de extrema importância, porque capacitam os profissionais que já estão participando das nossas escolas de samba, pois, quando chegar os preparativos do carnaval 2022, eles já estarão capacitados para desempenhar suas funções com mais êxito. Gostaria de ressaltar que essas oficinas são inéditas, e são possíveis graças ao apoio do governo do Estado, da Fundação de Cultura e da Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura)”.
“É importante lembrar que carnaval não é somente folia, carnaval é emprego e é renda. Nossas escolas de samba têm muitos trabalhadores que dependem dessa renda para a sua sobrevivência.” Entre 27 a 29 de agosto, foi realizada a primeira oficina de harmonia, na quadra do GRES Os Catedráticos do Samba, na Vila Silvia Regina. O evento contou com cerca de 30 participantes. “Nossa projeção é que possamos realizar o desfile das nossas escolas de samba em 2022 e já estamos com as tratativas, tanto com o governo quanto com a prefeitura”, finaliza o presidente da Lienca, Alan Catharinelli.
Confira as próximas oficinas que serão oferecidas pelo projeto:
Oficina Baianas e Baianinhas na Concepção Mirim e do ECA. Data: 3 de outubro, das 10 às 13 horas. Local: Rua dos Ferroviários, 397, bairro Cabreúva. Contato: 99223- 5517 (Marili).
Oficina Bateria. Datas: 11 e 18 de setembro, das 17 às 21 horas. Local: Avenida Florestal, 847, bairro Coophatrabalho. Contato: 991708422 (Marília).
Oficina A Importância da Direção de Carnaval e do Quesito Harmonia no Desfile da Escola de Samba. Datas: 18 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Papilon, 450, bairro Estrela do Sul. Contato: 99236- 5046 (Alex).
Oficina Enredo. Datas: 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Sabino José da Costa, 890, Vila Nasser. Contato: 99908-1334 (Fabian).
Oficina Passista. Datas: 15 e 16 de setembro, das 18h30 às 21h30. Local: Rua Charlote, 216, Conjunto Aero Rancho, Setor 6. Contato: 99334-4871 (Alberto).
Oficina Samba de Enredo: do Enredo ao Samba. Datas: 4 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Armando Holanda, 226, bairro José Abrão. Contato: 99258- 0859 (Diogo).
Oficina Passista: No dia 5 de setembro, dando seguimento às oficinas realizadas nos dias 22 e 29/8. Local: Rua Joaquim Manoel de Carvalho, 395, Vila Carvalho. Contato: 99270-6330 (Wlauer).
(Texto de Marcelo Rezende)