Espetáculo é embalado por canções icônicas da banda sueca ABBA, que marcaram diferentes gerações
Por Méri Oliveira
O Projeto de Extensão Arrebol Cultural, do Curso de Teatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), estreia hoje (28) o musical “Mamma Mia!”, consagrado e famoso em todo o mundo, com canções do grupo ABBA. Com direção de Fernandes Ferreira e elenco composto por nomes já conhecidos da música na Capital, o espetáculo será apresentado de hoje (28) até quinta-feira (30).
Fernandes Ferreira, idealizador do grupo, começou sua carreira no teatro ainda muito jovem. “Pisei no palco aos 16 anos, com ‘As Artimanhas de Scapino’, um texto de Molière! Desde então, o teatro sempre fez parte da minha vida. Há muitos anos, já professor da UEMS, criei um projeto de extensão com esse objeto: estudo, discussão, análise e montagem de textos dramáticos. Lá se vão mais de 30 anos”, relembra o diretor.
A ideia era montar o espetáculo antes, mas a pandemia de COVID-19 acabou por atrapalhar os planos, que só saíram do papel agora. “A montagem do musical ‘Mamma Mia!’ estava nos planos desde 2020, mas tivemos que esperar a pandemia passar para iniciar a produção em outubro de 2021, remotamente. Lançamos nas redes sociais o anúncio da seleção de cantores/atores e bailarinos e os interessados nos mandaram vídeos”, conta o professor Fernandes.
Donna & Sophie
Evelyn Lechuga, cantora já conhecida dos palcos campo-grandenses, vem de uma família musical. Em “Mamma Mia!”, ela é Donna, a protagonista e mãe de Sophie. A artista fala sobre sua personagem e explica que “Donna Sheridan é a típica mulher contemporânea, independente, a frente de seu tempo, encara a vida de frente, gerencia seu empreendimento (um hotel na Ilha Grega), e a criação da filha Sophie, sozinha. Essas escolhas a obrigam crescer e abandonar o passado (ela era uma artista, cantora, tinha um grupo chamado ‘Dynamos’ com suas duas melhores amigas). Com o casamento de sua filha ela revive suas relações amorosas mal resolvidas do passado”.
As expectativas de Evenlyn para a estreia também são altas: “Fazer um espetáculo desse nível, conhecido mundialmente, com um grande elenco é desafiador, mesmo porque não temos incentivo cultural, é totalmente independente. Mas estamos tendo um retorno maravilhoso do público que espera ansioso por algo dessa proporção em Campo Grande, a prova disso são os ingressos quase esgotados nos três dias de espetáculo. O elenco é jovem e regional, interpreta, canta e dança músicas do ABBA, a energia é incrível, o público vai amar!”.
Isabella Fialho, que vive Sophie, começou no teatro com o próprio Fernandes, quando ainda estava no Ensino Médio, em um projeto dele junto às escolas estaduais. Para ela, a expectativa é de que a casa esteja lotada. “E que seja muito bom, muito proveitoso, é um momento – para a gente – de realização, de dever cumprido, a gente aproveita cada minuto, mas também tem essa responsabilidade, a gente precisa manter esse equilíbrio entre o aproveitar e cumprir a nossa missão”, afirma a atriz e cantora.
Ariel Ribeiro, cantor conhecido da noite campo-grandenses não apenas pela voz, mas também pela atuação e pela dança, no espetáculo faz às vezes de preparador vocal, e fala que o principal desafio é “o colocar todo mundo na mesma página, nivelar esses cantos, porque a gente tem cantoras e cantores de vários níveis, não só de nível técnico, mas também de como eles executam isso na vida. Alguns vão performar isso profissionalmente, outras pessoas vão cantar em corais, outros vão viver isso de forma sazonal, e a gente precisa colocar todo mundo na mesma página, nivelar o técnico, trabalhar com os solistas, e aí passa da técnica”, explica.
‘Mamma Mia!’
O musical “Mamma Mia!”, da dramaturga britânica Catherine Johnson, estreou em um dos teatros da West End, em Londres, em 1999, depois foi para a Broadway, nos Estados Unidos e, desde então, tem sido sucesso de público e de crítica, tendo ido parar até nas telonas do cinema em setembro de 2008. De lá para cá já foram várias montagens ao redor do mundo e, agora, em Campo Grande.
O elenco é composto de 34 pessoas, com preparação vocal de Ariel Ribeiro, coreografias de Esther Queiroz e Bruno Pissurno, iluminação de Espedito Montebianco e direção de Fernandes Ferreira. “O musical é uma paixão antiga, mesmo antes de ver o musical na Broadway em 2018, sempre fui apaixonado pelas músicas do ABBA. Sempre soube que compartilhava essa paixão com muita gente então eu sabia que tinha nas mãos à possibilidade de realizar o sonho de muita gente”, comenta Fernandes.
Serviço
O musical “Mamma Mia!” será apresentado de hoje (28) até quinta-feira (30), no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, sempre às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do link: https://ingressos.spartaproducoes. com.br/comprar-ingresso.
Leia a edição impressa do Jornal O Estado MS clicando AQUI
Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.