Primeira sessão de cinema presencial no MIS será um debate sobre relacionamentos e violência contra a mulher

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), realiza na próxima sexta-feira (19), às 14 horas, no auditório do MIS, a primeira sessão de filmes e documentários do “Projeto Cine Mulher”, que será também a primeira sessão presencial de cinema no MIS como uma forma de retomada dos eventos presenciais, respeitando os protocolos de biossegurança. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

“Estamos abrindo para essa experiência com a Sub-Mulher no intuito de avaliarmos o retorno das atividades de Cinema presenciais, porque muitos grupos e pessoas têm nos provocado com interesse nas sessões que sempre foram especiais, pelos filmes e pelas conversas após a sessão. Assim que estamos esperançosas por em breve receber o público no MIS”, diz Marinete Pinheiro, coordenadora do Museu da Imagem e do Som-MS.

O Projeto Cine Mulher exibirá filmes e documentários permeados com temáticas a respeito de violência de gênero, violências domésticas e familiar, relações sociais de gênero e direitos humanos.

O primeiro filme a ser exibido no projeto será “Only Mine (Somente Minha)”, que aborda a história do namorado policial que parecia ser tão encantador e se transformou em um perseguidor obsessivo. Agora a protagonista precisa se salvar, custe o que custar. Filme de 2019 com classificação 14 anos, dirigido por Michael Civille, drama e suspense na tela.

Após a sessão será aberto espaço para debates, diálogos e troca de experiências sobre direitos, preconceito étnico/racial, discriminação por orientação sexual/identidade de gênero, preconceitos/discriminações em geral, empoderamento, participação nos espaços de poder, exploração sexual, tráfico de mulheres, autonomia e empreendedorismo.

“O Cine Mulher tem por objetivo promover a reflexão, sensibilização e o debate com vistas a defesa de argumentos fundamentados na equidade de direitos, eliminando paradigmas com significados de preconceito, discriminação e violações diversas construídas historicamente”, explica Lidiane Borges, assessora técnica da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres.

As sessões acontecerão mensalmente no MIS, no período vespertino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *