As obras de Lídia Baís que estão na Morada dos Baís serão transportadas a partir desta quarta-feira (16) para o Museu de Arte Contemporânea e as fotografias vão para o MIS (Museu da Imagem e do Som).
As obras vão ser salvaguardadas e acondicionadas de forma adequada na reserva técnica do Marco e do MIS durante o processo de reforma e restauro da Morada dos Baís, cuja previsão de término é no início do segundo semestre deste ano. Terminada a reforma, as obras voltam para a Morada dos Baís.
Parte do acervo que vai ser transportado pertence à Fundação de Cultura de MS, e parte, à Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Estas duas instituições entraram em acordo sobre a decisão de acondicionamento das obras nos dois museus durante a reforma da Morada.
Segundo a coordenadora do Marco, Lúcia Monte Serrat, as obras sofreram um processo de exposição ao calor, frio, e a temperatura e condições de umidade a que estavam expostas não eram adequadas para sua conservação, o que gerou uma deteriorização das peças.
“Esta obra do auto retrato, por exemplo, está craquelando no rosto, cabelo, centro, ao redor das flores, e tem manchas de contato no centro inferior. Ela foi restaurada pela Áurea Katsuren, mas necessitaria de um novo restauro”.
(Com assessoria)